Home  >  Carreira

4 cursos online e gratuitos para aprender UX e Design Thinking sem sair de casa

Profissional que consegue trabalhar com esses conceitos, metodologias e dinâmicas pode ter um diferencial valioso no currículo

Da Redação

28/12/2019 às 14h06

Foto: Shutterstock

User Experience (UX), User Interface (UI) e Design Thinking são termos que têm inundado o universo corporativo nos últimos anos. Com essas metodologias e conceitos operacionais, profissionais conseguem criar aplicações e produtos tendo como prioridade o ponto de vista e as necessidades do usuário.

Tenha como exemplo, o processo de desenvolvimento de um aplicativo ou de um produto. Ao adotar o UX e Design Thinking, os times responsáveis pelos projetos buscam coletar e organizar dados, além de pensar em personas (potenciais consumidores), para desenhar recursos que enriqueçam o produto final.

Leia também na IT Trends:

Uma das indústrias pioneiras no uso de Design Thinking e UX é a dos bancos digitais. Fintechs como Nubank, Banco Inter e Banco Original, cujos aplicativos são a principal interface do cliente com as empresas, têm também influenciado a forma como bancos tradicionais entregam seus produtos, pressionando a urgência dos mesmos pela transformação digital.

Dada à digitalização que todas as verticais enfrentam, a demanda de profissionais como o Designer UX têm aumentado. Pensando nisso, listamos alguns cursos para aqueles que buscam renovar as habilidades na carreira ou, quem sabe, até mudar de área. Confira abaixo.

Design Thinking – Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza, instituição educativa pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, oferece de forma gratuita e EAD, um curso de 20h com a temática de Design Thinking. Para fazer o curso é necessário se cadastrar na plataforma. A instituição oferece ainda certificado de conclusão de curso.

UX e UI Design – TIM

O curso de UX e UI Design, oferecido pela TIMTec, plataforma de cursos online da operadora TIM, é voltado para aqueles em nível iniciante. No entanto, a empresa recomenda conhecimentos prévios em HTML, CSS, edição e tratamento de imagens além de arquitetura, informação e projeto de sistemas. O curso tem duração de 40 horas.

Introdução ao Design Thinking – Trampolim Academy

A Trampolim Academy, uma escola de tecnologia de Recife (PE), oferece curso de Design Thinking de nível introdutório. Conta com 22 aulas em vídeo, que variam entre 1 e 5 minutos.

Curso de UX e UI Design – Cursou

Durante este curso, o aluno vai percorrer por sete aulas, aprendendo sobre temas como: design centrado no usuário, UX, elementos da experiência do usuário, arquitetura de informação, prototipação, design de interfaces, testes de usabilidade.

Tags