Home  >  Inovação

Raspberry Pi tem mais de 30 milhões de unidades vendidas no mundo todo

Vendas saltaram de 700 mil unidades em 2013 para mais de 30 milhões em 2019. Desde sua criação, dispositivo evoluiu por quatro gerações

Da Redação

23/12/2019 às 14h00

Foto: Shutterstock

O minicomputador mais conhecido entre desenvolvedores e makers, o Raspberry Pi, conquistou um marco e tanto neste ano. Segundo o cofundador da Fundação Raspberry Pi, Ebert Upton, foram vendidas 30 milhões de unidades do dispositivo desde o lançamento comercial em fevereiro de 2012. O número superou - e muito - a estimativa inicial do próprio Upton, que previa vender 10 mil unidades do Raspberry Pi para este ano.

O microcomputador Single Board Computer (SBC) de US$ 35 é frequentemente usado em projetos de tecnologia no estilo DIY (Do It Yourself). Desde a sua criação, o dispositivo evoluiu por quatro gerações até chegar ao seu menor formato, o Raspberry Pi Zero.

A popularidade do dispositivo é refletida em sua curva de adoção ao longo dos anos. Segundo informações do site Zdnet, as vendas do Raspberry Pi passaram de 700 mil unidades em 2013 para quase quatro milhões em 2014. Em 2016, atingiu 10 milhões de unidades vendidas e 14 milhões no ano de 2017. Agora, ultrapassa 30 milhões de unidades entregues.

A Oracle anunciou no começo deste ano que construiu o maior supercomputador Pi do mundo, com mais de 1000 Raspberry Pi conectados em cluster, totalizando 4.240 núcleos. Já o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) também anunciou que usa os microcomputadores para sua missão em Marte.

O Raspberry Pi é usado em projetos diversos, desde tablets, smartphones, dispositivos caseiros de Internet das Coisas (IoT) até mesmo em projetos de nuvem privada. Apesar de o Raspberry Pi ser o principal responsável pelo crescimento do SBC no mercado, há outros players no mercado. A Sony é uma das licenciadas que fabrica o Raspberry Pi.

Leia mais na IT Trends

Tags