Home  >  Carreira

Já pensou em ser um especialista em futuro?

Entre as habilidades necessárias estão curiosidade aguçada e olhar analítico. Confira os cursos disponíveis

IT Trends*

21/12/2019 às 14h58

especialista em futuro
Foto: Shutterstock

Um novo perfil de profissional está no radar das empresas: os futuristas. Já ouviu falar neles? Tem nada a ver com previsão de futuro, bola de cristal, ou quaisquer outros métodos para tentar descobrir o que pode acontecer daqui a alguns anos. Antes de procurar no Google apenas por “futurista” ou “futurismo”, outro alerta: este campo de estudos não tem nenhuma relação com o manifesto futurista, movimento artístico e literário do início do século XX.

Os futuristas nada mais são que profissionais que se debruçam sobre “estudos de futuros”, tradução em português para a disciplina “futures studies” – também conhecida globalmente como “foresight”. Ao redor do mundo, essas pessoas têm sido recrutadas para compor áreas estratégicas de empresas privadas e públicas. O motivo é simples: passamos por um momento de incertezas e transformações aceleradas em vários setores. As organizações querem compreender, com antecedência, os possíveis movimentos do futuro. Essa leitura é cada vez mais crucial: um passo à frente ou atrás pode significar mais dinheiro no bolso ou a falência do negócio.

Confira aqui a matéria completa na IT Trends*

*IT Trends é uma edutech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análises e cursos