Home  >  Segurança

Facebook e Google lideram ranking de maiores erros de segurança em 2019

Lista da Dashlane também apresenta falhas de usuários comuns com as suas senhas

Da Redação

20/12/2019 às 16h00

Foto: Shutterstock

A Dashlane, empresa especializada em gerenciamento de credenciais e senhas, lançou a sua quarta lista anual "Worst Password Offenders". O ranking identificou pessoas e empresas que cometeram falhas importantes envolvendo senhas ao longo de 2019.

Segundo comunicado à imprensa, alguns dos erros cometidos durante este ano são atribuídos a distrações humanas. Esse é o caso de Lisa Kudrow, estrela de "Friends". A atriz compartilhou uma foto no Instagram que mostrava a sua senha em um post-it em segundo plano.

Embora possam parecer divertidos, esses erros são comuns e apontam para uma tendência preocupante. Mesmo que haja um sistema de segurança robusto, o uso de senhas fracas sempre se torna uma vulnerabilidade.

Mas para além das falhas do usuário comum, a lista da Dashlane apresentou empresas que agiram de forma descuidada. Segundo o relatório, o Facebook (que ficou em primeiro lugar) e o Google (em segundo) armazenaram as senhas dos usuários em texto simples.

Além disso, destaca o relatório, o Facebook armazenou informações pessoais em um servidor desprotegido e coletou dados dos usuários sem consentimento adequado.

Segundo os analistas, como especialistas em tecnologia, o Google e o Facebook deveriam investir nas melhores técnicas de segurança. No entanto, o ranking deixa as duas empresas na liderança por conta da responsabilidade com as bases de usuários.

Outras empresas que apareceram na lista por erros semelhantes, embora não tenham sido os únicos responsáveis, foram a WeWork, Elsevier e Virgin Media.

A justificativa é de que muitas pessoas ainda apresentam comportamentos incorretos na hora de escolher as suas senhas. Para os especialistas, as informações pessoais dos usuários ainda estarão em risco até que as organizações adotem uma abordagem mais proativa em relação à segurança da Internet.