Home  >  Sem Categoria

99 apresenta novos recursos de segurança na plataforma

A partir deste mês, app da companhia terá funções como gravação de áudio, bloqueio de usuários e identificação facial

Da Redação

11/12/2019 às 9h00

Foto: Shutterstock

Na última segunda (9), a 99 apresentou sua proposta para novas medidas de segurança com o objetivo de garantir mais proteções para motoristas e passageiros. O novo pacote de medidas inclui a publicação de um manifesto de compromisso e novas funcionalidades dentro da plataforma de corridas. 

Chamado “Todos pela Segurança. Segurança para Todos”, o manifesto da 99 traz dois principais recados: a importância do respeito nas relações entre motoristas e passageiros (de acordo com a empresa, 67% das ocorrências na plataforma são de agressões verbais) e também na execução de medidas básicas de segurança, como verificar número da placa e informações do motorista antes de entrar no carro e manter o cadastro atualizado. 

"Hoje, mais de 99,99% das corridas realizadas na 99 se encerram em segurança. Mas não estamos tranquilos com esse índice, pois sabemos que por trás de cada ponto percentual há um passageiro ou motorista parceiro que só quer voltar para sua família com tranquilidade”, afirma a empresa, em trecho do manifesto. 

Novas ferramentas 

Além da divulgação do manifesto (que pode ser lido na íntegra no final do texto), a empresa também apresentou novos recursos de segurança que serão implementados durante o mês de dezembro. Segundo a empresa, existem medidas desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro e outras funções replicadas após uma implementação bem-sucedidada feita pela Didi Chuxing, conglomerado que é dono da 99. 

A lista de novos recursos compreende: 

  • 99 Mulher - oferece a oportunidade das motoristas mulheres escolherem atender apenas a passageiras com perfil do mesmo gênero. O objetivo da ação é levar ainda mais segurança às passageiras e motoristas. 
  • Gravação de áudio - vai permitir que passageiros e motoristas realizem gravações durante as corridas diretamente pelo app. A ferramenta foi lançada na China pela Didi no ano passado e agora chega ao Brasil. 
  • Preenchimento automático de CPF - a partir de agora o perfil do passageiro será preenchido com o nome registrado no CPF, facilitando a identificação do usuário pelos motoristas. 
  • Foto do passageiro com identificação facial - além de possibilitar o envio de fotos de passageiros, está sendo implementada uma ferramenta que verifica se existe uma pessoa real no momento da captura da imagem. Esse processo será solicitado randomicamente e via inteligência artificial. 
  • Bloqueio de usuários - permitirá que motoristas e passageiros bloqueiem corridas com uma pessoa específica. Assim, não haverá mais a possibilidade de esses usuários se conectarem em viagens futuras. 

Proteção em pauta 

O anúncio da 99 ocorre dias após a ride-hailing Uber publicar seu primeiro Relatório de Segurança, focado no balanço de denúncias recebidas pela marca relacionadas a agressões e assédio sexual.  

No documento, a companhia afirma que recebeu  durante o ano de 2018 exatos 1.560 denúncias de toque não consensual, 594 denúncias de beijo não consensual em partes do corpo não sexuais, 376 denúncias de beijo não consensual em partes sexuais do corpo, 280 denúncias de tentativa de penetração e 235 relatos de penetração. 

Inédita, a medida deve ser replicada por outras marcas devido à pressão crescente de usuários por mais iniciativas que assegurem a proteção dos passageiros durante o uso dos serviços de corrida. 

Versão na íntegra do manifesto “Todos pela Segurança. Segurança para Todos”, da 99 

Todos os dias, promovemos encontros de milhões de pessoas no Brasil. Com apenas sete anos de existência, nós da 99 conectamos 20 milhões de brasileiros em 1.600 cidades pelo país. São 600 mil motoristas parceiros que utilizam a nossa plataforma para promover um modo de transporte acessível e de qualidade a pessoas que estão em constante movimento - descobrindo a cidade, fazendo compras no mercado, levando um bebê recém-nascido ou voltando para casa depois de um longo dia de trabalho e estudo. 

Por trás desses 20 milhões de brasileiros, estão 20 milhões de histórias. São vidas que se encontram e que, juntas, se transformam. E não há responsabilidade maior do que resguardar e proteger vidas. Por isso, segurança é mais do que prioridade para a 99, é um compromisso incansável, ininterrupto e que, para nós, nunca está concluído.

O resultado desse compromisso pode ser percebido em nossos números. Hoje mais de 99,99% das corridas realizadas na 99 se encerram em segurança. Mas não estamos tranquilos com esse índice, pois sabemos que por trás de cada ponto percentual há um passageiro ou motorista parceiro que só quer voltar para sua família com tranquilidade. 

Segurança é um dos maiores desafios da humanidade. A luta contra a violência pauta estados, governos e sociedade civil desde sempre. Por isso, essa luta é coletiva, é de todos, e não de atores isolados. Nós da 99 temos um papel protagonista e desenvolvemos uma série de ferramentas para fomentar uma comunidade mais segura - mas precisamos realizar uma construção conjunta, com a ajuda e o envolvimento de todos. Ajuda dos 20 milhões de brasileiros que passam pela nossa plataforma. Ajuda de autoridades, especialistas e acadêmicos. Precisamos, principalmente, da sua ajuda. 

Todos pela Segurança. 

Uma plataforma mais segura também é feita por ações simples. Imaginem o poder que 20 milhões de pessoas têm juntas. Segurança começa com informação, começa por entender como prevenir e como atuar de forma adequada. Por exemplo, conhecendo a fundo as funções do aplicativo; mantendo seu cadastro atualizado; verificando nome, carro e informações do motorista parceiro; registrando a nota, comentários e reportando situações fora do comum pela Central de Atendimento. 

Segurança também é respeito e gentileza. É tratar o outro com empatia, entender espaços e fronteiras, se preocupar com o bem-estar. Sete em cada dez casos de segurança em nossa plataforma são de agressões verbais decorrentes, majoritariamente, de desentendimentos - ou seja, casos que poderiam ser evitados se o respeito ao outro tivesse prevalecido.

Tratamentos discriminatórios, como a LGBTfobia e o racismo, são crimes, assim como o assédio sexual. Por isso, atuamos rapidamente para tomar todas as medidas necessárias, incluindo banir qualquer pessoa que coloque em risco a integridade física e moral de nossos passageiros ou motoristas parceiros. 

Segurança para todos. 

O desafio da 99 envolve diferentes frentes. Por um lado, conscientizar os usuários para evitar casos de desrespeito que compõem a maioria dos registros de segurança da empresa. Por outro, investir em tecnologia e profissionais capacitados para atuar de forma proativa, coibindo a atuação de pessoas de má-fé que se utilizam da plataforma para praticar crimes. Nossa equipe de segurança tem hoje 150 especialistas com formação em tecnologia, engenharia, psicologia e segurança pública, que atuam junto a outras centenas de colaboradores no Brasil, na China e nos Estados Unidos para trazer as iniciativas mais inovadoras e efetivas ao app da 99. 

Nossos sistemas preventivos combinam algoritmos e inteligência artificial para impedir corridas de risco; realizamos checagens robustas e periódicas de motoristas parceiros, utilizando fontes públicas e reconhecimento facial; averiguamos as informações de passageiros e cruzamos dados comportamentais dentro da plataforma. Além disso, constantemente trazemos novos recursos para ampliar a segurança.

Entre eles estão câmeras nos veículos, compartilhamento de rotas, rastreador de comentários contra o assédio e central telefônica disponível 24h em caso de emergência. Fazemos isso porque entendemos que nossa responsabilidade é atuar na prevenção antes das viagens, na proteção durante as chamadas e no suporte humanizado caso algo não ocorra bem. 

Convidamos você a conhecer todas as nossas iniciativas em prol da segurança. Mais do que isso, convidamos você a ser um agente de mudança e ajudar a fazer a nossa comunidade ainda mais segura.