Home  >  Negócios

Colégio Marista São Luís impulsiona aprendizado colaborativo com Microsoft Teams

Além do aprendizado, solução tem otimizado a gestão, interação e planejamento escolar

Da Redação

10/12/2019 às 17h22

Foto: Shutterstock

A transformação digital já é realidade em todos os setores, incluindo a educação. Para se adaptar às novas demandas, o Colégio Marista São Luís, em Santa Catarina, começou a utilizar soluções tecnológicas para ampliar a aprendizagem, interação e conexão de pessoas em diferentes locais.

Em 2018, a equipe integrou o Microsoft Teams ao processo de planejamento de aulas da educação infantil. Já em 2019, a rede educacional teve como objetivo implantar a cultura digital para professores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Durante a Mostra Cultural de 2019, o colégio passou a utilizar a solução para que os alunos que não puderam comparecer conseguissem acompanhar as orientações pela plataforma da Microsoft.

“A utilização nesta ocasião trouxe muitos benefícios para os alunos, uma vez que eles criaram autonomia para utilizar a ferramenta sozinhos, beneficiando a própria comunicação entre eles. Mesmo com smartphones e a facilidade da internet, os estudantes não tinham uma forma de otimizar a realização de trabalhos em equipe. Isso foi encontrado no Teams. Agora os vemos usando muito a ferramenta para edição simultânea, confiando no modelo de edição on-line para evitar a perda de documentos, além de trocar informações escolares via chat”, explicam Karen Carvalho, assistente de tecnologia, e a professora da unidade, Magnólia Ramos.

Hoje, a rede utiliza a solução da Microsoft para unificar a comunicação entre professores e estudantes, aumentar a agilidade no desenvolvimento de planejamento de aulas e no acesso a documentos e atividades.

Além disso, para Caroline Serqueira, gerente de tecnologia da Rede Maristas de Colégios (RMC), a digitalização permite a melhora da experiência de aprendizado.

“Buscamos otimizar a comunicação entre direção e coordenação, corpo docente e administrativo sobre planos de ensino, comunicados diversos, calendário, agenda de salas e videoconferências. A comunicação entre os estudantes e professores também é potencializada com o uso do ambiente”, afirma.

O objetivo da instituição é expandir a utilização da plataforma de forma estrutura em sala de aula e nas áreas administrativas. A expectativa é de que todos os colégios da rede estejam integrados em curto prazo.