Home  >  Carreira

7 habilidades para blindar sua carreira em 2020

Lista inclui soft skills como pensamento crítico e inteligência social

IT Trends

04/12/2019 às 19h00

Foto: Shutterstock

As soft skills — aquelas habilidades exclusivamente humanas — têm ganhado importância na era digital, já que serão características mais difíceis de serem substituídas pela automação e a Inteligência Artificial.

Para ajudar os profissionais a “blindarem” suas carreiras por meio do desenvolvimento das soft skills que serão essenciais daqui para a frente, a IT Trends* produziu uma lista com as 7 mais importantes:

1. Pensamento crítico

A expectativa é que, daqui para a frente, cresça rapidamente o contingente de trabalhadores remotos. O trabalho por meio de sistemas de colaboração em nuvem será mais comum e frequente e, com isso, será exigido dos profissionais uma capacidade de resolução de problemas muito maior.

Para isso, é essencial o pensamento crítico.As empresas têm buscado essa habilidade também para os profissionais que trabalham em regime presencial, uma vez que as equipes estão mais reduzidas. Nesse caso, a proatividade é algo fundamental.

2. Inteligência social

A inteligência social consiste na capacidade de se conectar com outras pessoas de forma mais intensa e profunda, estimulando reações e extraindo interações desejadas, itens fundamentais em processos de negociação e atendimento ao cliente.

Com a inteligência social é possível antecipar e resolver conflitos, gerenciar crises de forma mais eficaz e atuar ao lado de diferentes pessoas e grupos, o que vai impulsionar muito a colaboração.

- Confira aqui a lista completa de habilidades no e-book gratuito da IT Trends*.

*IT Trends é uma edutech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análise e cursos