Home  >  Inovação

Pirelli apresenta pneu inteligente que alerta sobre riscos de aquaplanagem

Equipado com sensor inteligente e comunicação 5G, pneu é ainda um protótipo da fabricante

Carla Matsu

03/12/2019 às 15h00

Foto:

A fabricante de pneus italiana Pirelli é uma das primeiras da indústria a desenvolver um sistema de pneus inteligentes. Chamado de Pirelli Cyber Tyre, o pneu é equipado com sensores que, segundo a companhia, é capaz de se conectar a uma rede 5G.

O pneu inteligente é resultado de uma parceria da Pirelli com as marcas Ericsson, Audi, Tim, Italdesign e KTH que, juntas, desenvolveram um protótipo de veículo, que foi apresentado ao público durante o “Primeiro Case Mundial de Serviços Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) por Rede 5G”, que aconteceu em Turim, na Itália.

O Pirelli Cyber Tyre é equipado com um sensor interno que, segundo a companhia, consegue coletar informações sobre a pista, como presença de água e baixa aderência ao asfalto. Como resultado, esses dados são usados pelo sistema para calcular risco de aquaplanagem, que ainda poderiam ser compartilhado com outros carros que vierem em seguida.

No futuro, a empresa busca que seus pneus ofereçam, além de informações relacionadas ao asfalto, dados como quilômetros rodados e carga dinâmica.

Este é o segundo anúncio de pneu inteligente da Pirelli este ano. Em novembro a empresa apresentou o Italia Track Adrenaline, uma linha de pneus inteligentes, com foco no usuário esportivo de alto rendimento.

O Italia Track Adrenaline é equipado com sensores internos que são capazes de monitorar a pressão e a temperatura dos pneus em tempo real, combinando essas informações com dados de telemetria para oferecer ao usuário indicadores e sugestões para melhorar sua performance.