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Para CEO da Resultados Digitais, empresas devem buscar resultados alinhados à própria cultura

Durante CASE 2019, Eric Santos reforçou a importância de manter um time alinhado à cultura da empresa - e demitir aqueles que não se encaixam nela

Guilherme Petry*

01/12/2019 às 11h33

Foto: Shutterstock

Funcionários que não estão alinhados com a cultura da empresa devem ser dispensados, recomendou Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, durante o CASE 2019, evento realizado pela Abstartups, que aconteceu na última quinta-feira (28) em São Paulo.

Na visão do executivo, as empresas devem buscar resultados alinhados às suas próprias culturas e não apenas resultados financeiros. Para Santos, é fundamental que as empresas contratem funcionários que se encaixam o máximo possível com a cultura da empresa, sem flexibilização.

“Cultura da empresa é a cultura das pessoas que estão dentro da empresa”, explica o CEO, que chegou a aconselhar a aqueles presentes no evento a demissão dos funcionários que não se encaixam com a cultura da companhia, mesmo que estes sejam colaboradores que geram resultados.

Ainda com relação a contratação, Santos recomenda um processo seletivo rigoroso até encontrar a pessoa certa para a vaga, mas sempre com atenção para que a cultura do profissional combine com a da empresa. “Contrate, demita e promova pessoas de acordo com a cultura”, resumiu.

"Realmente usem isso [alinhamento cultural], não só para contratar, como também para promover. Pessoas que performam bem, mas não possuem uma cultura alinhada com a cultura da empresa, faz com que outros colaboradores entendam que o principal são os resultados e não resultados alinhados com a cultura da empresa”, complementou.

Outro ponto que Santos explorou em sua apresentação foi o crescimento e a cultura do crescimento, onde caracterizou como algo essencial para o meio corporativo. “Crescimento é o que faz ser difícil, mas é fundamental. Tem que crescer, talento precisa de desenvolvimento, precisa criar espaços e caminhos para as pessoas crescerem, aprender a fazer cultura”, disse.

Comunicação e reconhecimento também são aspectos fundamentais para a construção de uma cultura empresarial efetiva. Como explica Santos, reconhecimento nunca é demais. “Tem que ser bastante diretivo, comunicação deve ser repetitiva, multicanal e multiformato. Devemos usar a comunicação para compartilhar elementos positivos, como os valores da empresa: que tipo de comportamento é esperado e que tipo de comportamento não é esperado”.

No entanto, Santos garante que não adianta ter uma cultura bem estabelecida se ela não é vista em prática, principalmente por gestores e cargos de liderança. “Seja o que você promove. Se o que eu estou promovendo, mas não estou me sentindo confortável em fazer, será que não está na hora de rever o que foi estabelecido com meu time? O que a gente realmente pratica é mais importante do que o que a gente realmente acredita".

A Resultado Digitais é uma startup de automação de processos de marketing de Florianópolis (SC) que em agosto deste ano levantou R$ 200 milhões em investimento liderado pela Riverwood Capital.

*Estagiário sob supervisão da editora Carla Matsu