Home  >  Carreira

Entenda se sua profissão pode desaparecer até 2026

Pesquisa disponível para consulta no portal IT Trends ajuda profissionais a entenderem o futuro de suas carreiras

Da Redação

25/11/2019 às 14h02

Foto: Shutterstock

Para tirar a dúvida dos profissionais que desejam saber se a sua ocupação será substituída pelas máquinas, a IT Trends disponibilizou uma ferramenta online que revela o risco de automação de diversas ocupações no Brasil.

Os dados são de pesquisa realizada pelo LAMFO — Laboratório de Aprendizado de Máquina Aplicado a Finanças e Organizações — que faz parte da Universidade de Brasília (UNB). O material leva em conta a opinião especializada de 69 acadêmicos e profissionais atuantes em aprendizado de máquinas e os resultados abordam uma lista de mais de 2,6 mil profissões.

De acordo com a pesquisa, até 2026, 30 milhões de vagas poderão ser fechadas à medida que a tecnologia ganha espaço. Para ajudar a entender este cenário, a IT Trends entrevistou Pedro Albuquerque — coordenador do LAMFO e um dos responsáveis pela pesquisa.

No vídeo disponível na plataforma IT Trends, Albuquerque afirma: “eu vejo 3 cenários: profissões que vão desaparecer, como os cobradores de ônibus; aquelas que vão ser transformadas, como os advogados; e aquelas que vão se manter, como o cuidador de idoso.”

Ele, que diz não acreditar no que chama de “robocalipse”, afirma que prevê uma transformação gradativa da economia nos próximos anos que levará as pessoas que possuem uma profissão com alta probabilidade de automação a buscarem outras ocupações e profissões.

Para fazer o cálculo do risco de automação da sua profissão basta acessar a página da IT Trends por aqui.

Tags