Home  >  Plataformas

Governo lança Carteira Digital de Trânsito com CNH e documento do veículo

Aplicativo já está disponível para download nas lojas de apps. No entanto, só pode ser usado por condutores que tiveram sua CNH emitida após 2017

Da Redação

20/11/2019 às 8h00

Foto: Serpro/Google Play

O Ministério da Infraestrutura lançou nesta segunda-feira (18) o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que inclui os dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital o os registros do veículo de posse do condutor. Informações são da Agência Brasil.  

Anunciado durante a cerimônia de abertura do Salão Duas Rodas, o aplicativo foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e já está disponível para Android e iOS.   

Depois de instalado, o produto dá acesso a serviços como notificações com relação ao vencimento da CNH, consultar situação e histórico de infrações e multas recebidas tanto pelo condutor como pelo veículo, no caso de automóveis comprados recentemente ou utilizados por mais de uma pessoa. 

O único porém é que o serviço não está disponível para todos: 0 app pode ser usado por qualquer condutor que tenha sua CNH emitida depois de maio de 2017,  data em que o documento passou a conter um QRCode identificador.  

“Nessa nova plataforma, além de ter acesso às funcionalidades que já existem, como a verificação de multas, esse filtro de multas poderá ser feito por veículo ou por condutor. Os avisos de recall também estarão disponíveis”, explica Marcello Costa, secretário nacional de transportes terrestres.