Home  >  Negócios

Salesforce redesenha aplicativo para entregar melhor experiência para aparelhos iOS

Companhia anunciou os primeiros resultados da parceria que vem estreitando desde o ano passado com a gigante de Cupertino

Carla Matsu*

19/11/2019 às 11h00

Foto: Divulgação

Se na edição do Dreamforce 2018, a Salesforce anunciava uma parceria com a Apple em direção às suas ambições de melhorar a experiência dos usuários do CRM em aparelhos iOS, neste ano a companhia de Marc Benioff anunciou os primeiros resultados de um relacionamento mais simbiótico. Em pormenores, usuários corporativos da Salesforce irão, a partir de agora, ter uma melhor experiência do serviço ao acessar o aplicativo móvel em iPhones e iPads.

Segundo a Salesforce, o app foi totalmente redesenhado para o sistema móvel da Apple. Isso quer dizer também que usuários terão algumas vantagens e atalhos. Por exemplo, nada soa mais prático hoje em dia do que pedir - em alto e bom som - para um assistente inteligente fazer algo ao invés de ter que digitar este comando, certo? Esse tipo de facilidade será possível ser ditada à Siri, resultado de uma integração com a inteligência artificial da Salesforce, o Einstein AI. No dia a dia, você poderá pedir: "Hey, Siri, me fale sobre a minha próxima reunião", e a assistente da Apple recuperará informações do Salesforce e o Einstein Assistant poderá entrar em ação utilizando analytics e inteligência artificial para dar melhores orientações às suas estratégias de negócios.

A parceria também traz outras integrações de recursos, como o Face ID para logar no app da Salesforce. É possível ainda acrescentar tarefas e fazer anotações por voz usando a Siri e o assistente Einstein Voice. Vale ressaltar, entretanto, que esse tipo de integração fica restrito ao idioma inglês - por enquanto. A Salesforce não anunciou planos de lançá-lo ainda em outros idiomas.

"Com o Salesforce Mobile, o Salesforce e a Apple estão capacitando profissionais de vendas, serviços e marketing em movimento para oferecer experiências de clientes inovadoras, com tecnologia de IA", disse Bret Taylor, presidente e diretor de produtos da Salesforce.

Outra prova de que o relacionamento Apple e Salesforce tende a crescer é o anúncio de que o SDK (Software Development Kit) de sua nova plataforma móvel foi construído usando a linguagem de programação da Apple, a Swift. Com isso, desenvolvedores Salesforce terão uma ferramenta para facilitar a construção de apps para iOS. Nas palavras da Salesforce, "a próxima geração do Mobile SDK adiciona suporte aos mais recentes avanços do iOS 13, iPadOS e Swift, incluindo Swift UI e Package Manager, para facilitar a compilação e distribuição de código". A novidade terá lançamento até o final deste ano.

Trailhead em movimento

Usuários de aparelhos da fabricante do iPhone também terão outra vantagem. A Salesforce anunciou que a sua plataforma de ensino online, a Trailhead, ganhou sua primeira versão nativa móvel. O app Trailhead Go foi, também, desenhado especialmente para iPads e iPhones. Foi construído usando o novo Mobile SDK e entrega o tipo de onipresença móvel que nossos smartphones possibilitam.

A ideia é que profissionais possam acessar os conteúdos educativos para conquistar os badges do Trailhead em qualquer lugar e hora. Há ainda recursos que fazem sentido nos aplicativos de hoje, como apoio para modo picture-in-picture para multitaskers.

Por enquanto, o Trailhead Go fica restrito a usuários de dispositivos da Apple. Uma versão Android estaria a caminho, mas não há uma data oficial para levá-la à loja de apps do Google.

*Jornalista viajou a San Francisco a convite da Salesforce