Home  >  Negócios

WhatsApp e SEBRAE-SP formam parceria para atender pequenas empresas

Programa busca realizar treinamentos para tornar o WhatsApp Business o principal canal de comunicação das empresas paulistas

Da Redação

14/11/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

O WhatsApp e o SEBRAE-SP anunciaram nesta semana uma parceria para impulsionar o uso da versão Business do aplicativo por pequenas empresas. O objetivo do programa é realizar treinamentos para que o WhatsApp Business se torne o principal canal de comunicação das organizações paulistas.

Durante os treinamentos, os pequenos empresários terão acesso ao funcionamento do mensageiro, seus recursos e melhores práticas. "Os treinamentos serão feitos tanto de forma online, quanto presencial, com o envio de conteúdo para todos os participantes", explicou Alexandre Robazza, Gerente de Relacionamento com o Cliente do SEBRAE-SP.

Atualmente, a versão padrão do WhatsApp é utilizada por 72% dos pequenos negócios brasileiros para atendimento ao cliente e fechamento de vendas. Porém, o WhatsApp Business oferece ferramentas específicas para as empresas, o que torna a interação com o cliente mais efetiva.

Entre os recursos disponíveis estão a possibilidade de automatizar respostas e segmentar os contatos conforme a jornada de cada cliente. Pensando nas vantagens da versão Business para os negócios, a parceria tem como meta inicial incentivar a migração do WhatsApp padrão para o profissional.

"A ideia é apenas fazer com que os empreendedores usem as ferramentas extras que a versão corporativa traz e que podem ajudar no relacionamento com seus clientes. Uma delas é a de Analytics, onde ele pode visualizar as estatísticas de interação com seus clientes", declarou Pablo Bello, Head of Private Messaging Policy para América Latina no Facebook, responsável pelo WhatsApp.

O projeto será iniciado em janeiro de 2020. A previsão é de que 50 mil micro e pequenos empresários sejam atendidos no início da operação.