Home  >  Negócios

Startup brasileira lança aparelho conectado para gerenciar compras domésticas

Dispositivo busca automatizar e notificar a necessidade do abastecimento de itens para a casa

Da Redação

13/11/2019 às 17h30

Foto: Shutterstock

A startup brasileira Shopper lançou um dispositivo de Internet das Coisas doméstico, o Appius, que busca automatizar e notificar a necessidade do abastecimento de itens como produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, entre outros.

Fundada em 2015, a startup se lançou no mercado com uma plataforma de reabastecimento de itens de consumo para casa. O serviço ajuda o usuário a organizar suas compras, evitando desperdícios e falta de produtos. A solução da Shopper também compara preços de produtos entre os supermercados parceiros e oferece ao cliente o produto mais barato. Atualmente, conta com mais de 100 mil usuários cadastrados em seu site, além de atender a cerca de 600 bairros da capital e região metropolitana de São Paulo (SP).

Já o Appius é uma empreitada da startup que começou a ser desenvolvida em 2016. Dois anos depois, em 2018, a startup recebeu um investimento de aceleração e desenvolvimento da Fapesp. No total, segundo a Shopper, a startup investiu mais de R$ 2 milhões para a elaboração do dispositivo.

Como funciona o Appius

O Appius deve ser instalado em casas ou apartamentos, de preferência perto da lixeira para que o usuário escaneie os códigos de barras dos produtos antes de jogar suas embalagens no lixo. Conforme a startup explica, o Appius opera com um sistema conectado com os seus servidores, fazendo com que os dados de estoque dos produtos sejam encaminhados para a plataforma, onde o usuário pode escolher onde comprar os produtos que estão acabando.

“Uma família consome de 25 a 60 produtos diferentes, por isso é muito difícil saber quanto de cada produto a família consome. Desenvolvemos a solução para ser algo simples", explica Fábio Rodas, CEO da Shopper. "Com o Appius, de forma rápida, os usuários conseguem entender o consumo da família e manter a casa abastecida sem que os itens essenciais acabem, economizando dinheiro e evitando desperdício”, complementa Rodas.

Um dos benefícios da solução é a promessa de controlar a eficiência do sistema de compras doméstico, onde são gerados dados que podem ajudar no controle do desperdício.

O primeiro lote de dispositivos Appius deve ser entregue gratuitamente para clientes da Shopper. Interessados no dispositivo devem se inscrever pelo site da startup.