Home  >  Carreira

Esta é a principal razão pela qual as pessoas odeiam seus empregos

Satisfação do trabalho está relacionada, segundo especialista, à nossa dependência de reconhecimento dos outros

Da Redação

03/11/2019 às 15h30

Foto: Shutterstock

Uma das maiores dificuldades do ser humano é encontrar um emprego que lhe dê satisfação. E pensando em descobrir os motivos para as frustrações profissionais, JT O'Donnell, fundadora e CEO do WorkItDaily.com, passou os últimos 15 anos se dedicando a estudar a desconexão que as pessoas sentem com as suas carreiras. Ao que tudo indica, a principal causa é social.

Os seres humanos passam cerca de um terço de seus dias no trabalho. Além disso, a ocupação define quem você é. Quando se está infeliz na carreira, outras áreas da vida acabam sendo afetadas, e é aí que mora o problema.

De acordo com a especialista, mais de 70% dos trabalhadores afirmam que não se sentem satisfeitos com as suas escolhas de carreira. Isso acaba gerando doenças, como a depressão, abuso de substâncias químicas e, muitas vezes, problemas familiares que, frequentemente, acabam em divórcios.

Para O'Donnell, se as pessoas gostassem dos seus empregos, elas poderiam melhorar significativamente as suas atitudes e percepções em relação ao trabalho, o que teria grande impacto na saúde e bem-estar da sociedade.

Principal razão para o descontentamento

Após analisar milhares de pessoas, JT O'Donnell concluiu que a razão mais comum para a insatisfação no trabalho é a dependência de reconhecimento dos outros. Desde crianças, as pessoas são treinadas para buscar incentivos, como boas notas, troféus e elogios. O ser humano se sente bem ao ser valorizado e respeitado. Basicamente, os indivíduos desejam que os outros fiquem impressionados com as suas conquistas.

O problema nisso é que frequentemente os jovens acabam fazendo escolhas de carreira justamente para impressionar outras pessoas. E no processo, eles acabam deixando de lado o que os faz realmente felizes. "Quanto mais tentamos impressionar, mais frustrados nos sentimos", escreve a especialista para o site Inc.

A maioria das pessoas busca responder à pergunta "o que você faz?" com algo admirável. Na verdade, elas querem que os outros respeitem a sua carreira. O motivo? Julgamento. Os seres humanos julgam aqueles que falam sobre as suas ocupações - e temem que os outros façam o mesmo.

"Até que você pare de julgar as pessoas pelo que elas fazem no trabalho, você não estará livre de julgamentos. A boa notícia é que, se você pode se libertar desse mau hábito, pode finalmente se concentrar em encontrar sua motivação intrínseca para o trabalho, o trabalho que faz você se sentir envolvido e feliz", acrescenta O'Donnell.

Conforme apontado pela especialista, o trabalho certo é aquele que transforma vidas. Pessoas que têm profunda satisfação profissional dizem que a conexão com o trabalho as deixa felizes e lhes dá motivação para seguir em frente, o que aumenta as chances de sucesso.

Fonte: Inc.