Home  >  Inovação

Lisboa usará computação quântica para otimizar trânsito durante Web Summit

Projeto piloto inédito da Volkswagen otimizará rotas de quatro linhas de ônibus durante o evento que acontece em novembro

Bruno Guedes, de Lisboa

30/10/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

O transporte público de Lisboa receberá, entre os dias 4 e 8 de novembro, durante a realização do evento Web Summit 2019, o primeiro projeto-piloto para otimização de rotas dos ônibus em tempo real a partir de um computador quântico. O projeto é encabeçado pelo grupo Volkswagen, sendo Lisboa a primeira cidade do mundo a recebê-lo.

No total, nove ônibus terão suas rotas otimizadas pelo sistema quântico da canadense D-Wave. O sistema irá cruzar dados anônimos e calcular fluxo de tráfego e quantidade de pessoas nas paradas pelas quais passam as linhas em teste. O objetivo é reduzir o tempo de viagem e melhorar o trânsito, explica a Volkswagen.

Para os testes, foram selecionadas 26 paradas e quatro linhas de ônibus da Carris, uma das operadoras do transporte em Lisboa. Uma das rotas liga a Praça Marquês de Pombal ao Parque das Nações, sede do Web Summit 2019. Nesta edição, o uso da inteligência artificial para solucionar a mobilidade urbana é um dos temas de destaque da programação de palestras e mesas redondas.

Com o cruzamento de dados pelo modelo da D-Wave sobre volume de tráfego e de passageiros, os especialistas da Volkswagen usam ferramentas de análise de informações e, a partir de um algoritmo quântico desenvolvido especialmente para este projeto, o sistema de gestão de tráfego calcula a rota mais rápida para cada ônibus entre os pontos, para desvio dos gargalos que podem virar engarrafamentos.

A montadora alemã já planeja novos projetos-piloto em outras cidades da Europa. A ideia, conforme divulgado pela empresa, é que o sistema inédito de gestão de tráfego, quando pronto para o mercado, possa ser utilizado em qualquer cidade do mundo por companhias de transporte público e operadores de táxi, por exemplo. Ou usado estrategicamente para preparar as cidades para eventos com grande fluxo de pessoas, como o Web Summit.

No desenvolvimento de soluções a partir de computação quântica, a Volkswagen é parceira tecnológica da DWave e do Google, que anunciou recentemente um marco no uso dessa tecnologia.

A rede IT Trends fará a cobertura das principais apresentações que vão acontecer no Web Summit 2019. Para receber a newsletter especial que será distribuída durante os dias do evento, cadastre-se aqui.