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Como traçar um bom plano de negócios mesmo sendo iniciante?

É fundamental saber por que você deseja iniciar um negócio, pois assim será possível definir as metas apropriadas

Da Redação

27/10/2019 às 10h25

Foto: Shutterstock

Traçar um plano de negócios bem-sucedido não é tarefa simples, mas mesmo iniciantes podem desenvolver um projeto de qualidade. O fato é que tudo depende do motivo pelo qual alguém deseja escrevê-lo. É para ajudar a iniciar um negócio novo? Direcionar negócios já existentes? Antes de começar, tenha a resposta de forma clara, pois é a partir dela que todo o processo será baseado.

Para quem está planejando começar um novo negócio, Bo Ghirardelli, cofundador e CEO da Skysthelimit.org, orienta que não se perca tempo pensando demais. Para o especialista, mesmo o melhor plano de negócios não será o verdadeiro motivo para que você faça a sua primeira venda. Infelizmente, muitos empresários acabam deixando o planejamento se tornar um obstáculo que os impede de iniciar sua jornada corporativa.

Como dito anteriormente, é fundamental saber por que você deseja iniciar um negócio, pois assim será possível definir as metas apropriadas. Se você não entender as suas motivações, poderá acabar indo na direção errada ou criando um negócio de sucesso que não o deixa satisfeito.

O segundo ponto é fazer um balanço dos ativos que você já possui, sejam eles tangíveis ou intangíveis. Essa prática ajudará a identificar as lacunas que precisam ser preenchidas. "Por exemplo, se você deseja iniciar um negócio de comércio eletrônico e tem dinheiro, mas não há tempo, poderá contratar alguém para ajudá-lo a criar um site ou enviar seus produtos. Por outro lado, se você tiver tempo, mas não dinheiro, pode fazer mais sentido aprender a construir seu site ou enviar produtos por conta própria", explica Ghirardelli.

De acordo com o especialista, é preciso responder a seis perguntas para elaborar um bom plano de negócios:

1. Por que você deseja iniciar um negócio e como o sucesso será medido?

2. Quais recursos você já tem para iniciar o seu negócio?

3. Quais recursos você ainda precisa ter para iniciar a versão mínima do seu negócio?

4. Qual é o seu produto ou serviço e por que ele é valioso para o cliente?

5. Quem é o seu público-alvo e quais são as suas características?

6. Como você alcançará o seu público-alvo?

Depois de responder a essas perguntas, a sugestão é parar e focar em testar, aperfeiçoar e vender o seu produto ou serviço. Caso você precise de um plano de negócios mais formal para outras finalidades, há uma série de modelos disponíveis que podem ser acessados facilmente pelos motores de busca.

Fonte: Inc.