Home  >  Negócios

CEO da SAP, Bill McDermott deixa companhia após 9 anos no cargo

Executivo será substituído pelos membros do conselho Jennifer Morgan e Christian Klein

Da Redação

11/10/2019 às 15h03

Foto: Divulgação

O CEO da SAP Bill McDermott anunciou nesta sexta-feira (11) que vai deixar a liderança da gigante alemã. Em 2002, McDermott assumiu a cadeira de CEO para Américas, depois de passar pela Xerox, Gartner e Siebel Systems. Em 2010, assumiu o cargo de CEO global.

McDermott ficou responsável pela transição da SAP de um modelo de negócios tradicional de software on-premises para um novo negócio de cloud computing.

Segundo um comunicado da SAP, McDermott decidiu não renovar o seu contrato e será substituído pelos membros do conselho Jennifer Morgan e Christian Klein. É a primeira vez na história da SAP que uma mulher assume o cargo de co-CEO.

Morgan substituiu recentemente Robert Enslin como líder do negócio de cloud na SAP depois da sua saída em abril para o Google Cloud. Klein era o COO da empresa.

As saídas de Enslins e de McDermott seguem a uma série de partidas relevantes incluindo o CTO e responsável pela plataforma cloud, Bjoern Goerke, o membro da administração, Bernd Leukert, e o arquiteto de desenvolvimento, Rich Heilman.


"Todo CEO sonha em entregar uma empresa excepcionalmente forte para sua próxima geração. Hoje fazemos isso para a @SAP. Eu amo as pessoas desta empresa. Eu não podia estar mais orgulhoso do que fizemos. @JenniferBMorgan & @ChrstnKlein serão excelentes. Agora vamos começar o próximo capítulo!", escreveu McDermott em sua conta no Twitter.

Os sucessores de McDermott tem décadas de experiência na indústria de software para o mercado empresarial, diz a SAP.

Antes de tomar conta do negócio de cloud, Morgan liderava a Qualtrics, empresa adquirida por US$ 8 bilhões de dólares em novembro do ano passado. Como COO, Klein foi responsável pela supervisão do desenvolvimento de produtos ERP SAP S/4HANA.