Home  >  Negócios

Brasil incluso na ferramenta do Google que ajuda cidades e medir emissões

Plataforma Environmental Insights Explorer (EIE) irá monitorar o carbono presente em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte

Da Redação

11/10/2019 às 16h17

Foto: Google

A Google anunciou na quinta (10) que ampliou para cidades do Brasil o acesso à plataforma Environmental Insights Explorer (EIE). A partir de agora, será possível analisar os dados de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. 

Lançada em 2018, a EIE é uma ferramenta criada pela empresa de tecnologia em parceria com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) para calcular as emissões de carbono de construções e meios de transporte, além de medir o potencial de energia renovável das cidades. 

Ela utiliza informações do Google Maps para, de forma gratuita, ajudar os gestores de cidades a criar metas de redução de carbono e desenvolver políticas públicas que ajudem a melhorar a qualidade do ar (e de vida) nas metrópoles. Ela também apresenta uma estimativa de quanta poluição não seria criada caso as cidades utilizassem os prédios para a colocação de painéis de energia solar.

A EIE já atua em 35 países espalhados por Ásia, Europa, Oceania e Américas. O Brasil não foi a primeira cidade da América Latina disponível na plataforma. Antes, ela já exibia o status ecológico de Buenos Aires, na Argentina, e em Guadalajara, no México.