Home  >  Inovação

Banco Central avisa que regulação do open banking sai ‘nos próximos meses’

Segundo diretor de Regulação da autarquia, novo modelo deve permitir a entrada de várias novas fintechs

Da Redação

09/10/2019 às 9h00

Foto: Shutterstock

Durante evento realizado na cidade de São Paulo durante a terça (08), o diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, informou que ‘em breve’ a autarquia deve colocar para consulta pública a regulamentação do modelo de open banking que será implementado no país.

O termo ‘open banking’ implica em normas que dão aos clientes de bancos mais poder sobre seus dados financeiros (podendo consultar operações feitas em diferentes bancos, por exemplo). Com esse novo formato, também será permitido o uso de APIs para aplicações relacionadas ao ecossistema bancário, facilidade que pode fomentar o surgimento de novos negócios, como fintechs.

De acordo com Damaso, o modelo proposto para o Brasil será parecido com o inglês. “O open banking tem potencial para fazer no sistema financeiro o que a internet fez para as comunicações. E dá aos clientes de bancos o poder sobre seus dados financeiros”, explicou.

Antes que o open banking se torne operacional no país, o BC também deverá consultar o mercado para os temas como registro de títulos em infraestrutura de mercado, que deve fomentar a oferta de crédito para PMEs nos próximos anos, e também para o modelo sandbox, no qual será possível monitorar instituições financeiras de menor porte.

 

*Com informações da Reuters