Home  >  Inovação

Como a tecnologia está revolucionando a maneira como nos alimentamos

Foodtechs estão reinventando a forma de produzir e consumir alimentos. Tema será levado ao IT Forum X

Da Redação

07/10/2019 às 20h00

Foto: Shutterstock

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, até 2050, a produção global de alimentos terá de aumentar cerca de 70% para atender a demanda de toda a população. Nesse cenário, empresas e autoridades passaram a buscar formas de produzir e consumir alimentos de forma mais sustentável, o momento propício para o surgimento das chamadas foodtechs.

Unindo o conceito de alimentação e tecnologia, as foodtechs estão construindo um mercado mais ágil e inteligente. Graças a essas startups, as pessoas estão lidando com a alimentação de maneira inovadora.

Apesar de ainda ser um mercado iniciante no Brasil, já é possível observar foodtechs crescendo de forma relevante. O iFood, startup de delivery de comida, por exemplo, se tornou a primeira foodtech a atingir valor acima de US$ 1 bilhão no País. Outras iniciativas no segmento de foodtechs são na produção de hambúrguer vegetal, condimentos, leite e sorvete sem ingredientes de origem animal, tudo para garantir a sustentabilidade do planeta.

Para chegar a essas receitas inovadoras e garantir o sabor, as foodtechs estão investindo em tecnologias como a inteligência artificial (IA). Os resultados têm sido tão motivadores, que gigantes da alimentação, como Burger King e McDonald's, estão entrando na onda para aproveitar esse nicho de mercado.

Pensando em esclarecer as tendências e os desafios para as foodtechs nos próximos anos, especialistas abordarão o tema durante o painel "O futuro da comida e as foodtechs", que acontecerá no dia 16 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes:

Rodrigo Iafelice dos Santos, Solinftec

Cidadão brasileiro e português, possui mais de 22 anos de experiência internacional nos setores de agronegócios e alimentos. Atuou como Top Manager em players de classe mundial, além de ter iniciado e criado com parceiros uma empresa multinacional, IPOed no Luxemburgo e no Brasil em 2007. O executivo conduziu negócios em mais de 50 países, viveu na Europa por 7 anos e na Argentina por 3 anos, onde foi CEO de uma empresa de agronegócio responsável também por operações no Uruguai, Paraguai e Bolívia. Rodrigo Iafelice dos Santos é formado em Finanças Corporativas pela London Business School, possui mestrado em Negócios Internacionais pela Haute École de Commerce, de Paris, França, e hoje é CEO da Solinftec.

Giuliano Bittencourt, Be green

Giuliano Bittencourt é CEO da Be green. Formado em Administração Pública e com MBA em Administração de Empresas, o executivo trabalhou na criação de projetos inovadores, reestruturação organizacional, estratégia, startups e na reformulação de modelos de negócios.

Amanda Pinto, N.ovo

Amanda Pinto é Head de Inovação e Marketing do Grupo Mantiqueira, graduada em Administração pela PUC-Rio e pós-graduada em Marketing pela UC Berkeley (Califórnia). Começou a pesquisar mais sobre o mercado plant based após participar do Global Summit da Singularity University em 2017, e desde então vem se dedicando ao desenvolvimento desse mercado.

O painel será mediado por Renata Zanuto, Head de Ecossistema e Startups do CUBO. Com mais de dez anos de mercado e atuação na IBM, onde liderou a área de Developer Ecosystem & Startups, desde 2017 a executiva faz parte do time do Cubo Itaú, à frente das conexões com as startups. Hoje, é cogestora do hub e é responsável pelo relacionamento com startups residentes e do ecossistema para gerar valor e negócios ao mercado. É formada em Administração de Empresas pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com especialização em Gerenciamento Estratégico & Marketing pela University of LA Verne (EUA) e Pós-graduada em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

 

Tags