Home  >  Carreira

Java: 5 cursos online e gratuitos para dominar a tecnologia

Uma das linguagens de programação mais populares do mercado é também uma das mais versáteis. Selecionamos cinco cursos para dar o pontapé na carreira

Da Redação

06/10/2019 às 16h55

Foto: Shutterstock

Java é a linguagem de programação mais utilizada em programas e aplicações. Desenvolvida pelo cientista canadense James Gosling e lançada em 1995 pela fabricante de computadores Sun Microsystems, a linguagem se tornou popular rapidamente.

De acordo com índice TIOBE, que mede as linguagens de programação mais utilizadas em programas e aplicações pelo mundo, Java se tornou uma das tecnologias mais populares logo que foi lançada ao mercado. Mas foi em 2004 que chegou ao primeiro lugar do índice, mantendo desde então a posição entre os primeiros lugares.

Tal popularidade também se reflete no mercado de trabalho. De acordo com o Glassdoor, no Brasil, desenvolvedores especializados em Java podem ganhar de RS$ 6 mil a RS$ 12 mil por mês.

Mas afinal, por que Java é tão demandada? Trata-se de uma linguagem extremamente versátil, permitindo desenvolver uma infinidade de projetos diferentes. É possível encontrar Java em programas mais complexos, com bancos de dados gigantescos, inteligência artificial e internet das coisas como até mesmo em software de cálculos simples como visores de microondas.

É por esses e muitos outros motivos que programadores e programadoras só tendem a ganhar ao dominar Java. Na lista abaixo, destacamos cinco cursos online e gratuitos para manter-se mais competitivo(a) no mercado de trabalho.

1. Curso Básico de Java – Learncafe

O curso da Learncafe foi pensado para quem nunca teve contato com a tecnologia. Como informa a escola, o curso tem duração de 3 horas que devem ser concluídas em 7 dias. A escola oferece ainda certificado de conclusão após término das atividades.

2. Java com Banco de Dados

Interessado em aplicar a linguagem para desenvolvimento de bancos de dados? O curso ministrado pelo desenvolvedor Full Stack, José de Assis está disponível no portal Aula EAD e cobre pontos como bancos de dados, tabelas, documentação, servidores, implantação de projetos, NetBeans, relatórios.

3. Orientação a Objetos com Java

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino da Força Aérea Brasileira, oferece um curso online e gratuito da tecnologia. Com o nome de Orientação a Objetos com Java, o curso já tem quase 42 mil alunos. Como informa o instituto, o curso tem duração de 38 horas e é dedicado para estudantes que já conhecem a tecnologia, com um nível intermediário de conhecimento.

4. Desenvolvedor Java com Jdbc, Jpa, Spring, Swing – Udemy

O curso Desenvolvedor Java com Jdbc, Jpa, Spring, Swing está classificado como nível intermediário e conta com 4 horas de aulas em vídeo. O curso foi criado por Allan Almeida de Araujo e está disponível gratuitamente na plataforma de cursos online, Udemy. Como informa o autor, o curso cobre pontos como criação de aplicações em Java, desenvolvimento de classes e objetos, programação orientada a objetos e desenvolvimento de base prática e teórica.

5. Cursos – Devmedia

Já a escola de programação online Devmedia oferece 50 cursos de Java, todos gratuitos. Os cursos estão disponíveis para alunos de níveis mais básicos como também para alunos que já conhecem a tecnologia. O site ainda recomenda uma ordem para que os conteúdos sejam concluídos e garante que, com os cursos, é possível se tornar um programador completo na tecnologia.