Home  >  Segurança

Google Chrome passa a informar se as suas contas estão correndo risco

Novo serviço da companhia verifica todas as senhas salvas no Chrome em relação a listas de vazamentos conhecidos

Da Redação

04/10/2019 às 11h00

Foto: Shutterstock

Milhões de pessoas utilizam senhas ruins e fáceis de adivinhar. E pior, muitas delas reutilizam suas senhas em diversos sites e serviços. Isso significa que, se uma página vazar os seus dados, os hackers poderão obter acesso a qualquer outra conta que utilize as mesmas informações de login.

O Google quer impedir que isso aconteça. Nessa quarta-feira (2), o gigante das buscas lançou o Password Checkup, um novo serviço que verifica todas as senhas salvas no Chrome em relação a listas de vazamentos conhecidos para checar se os dados foram comprometidos. O recurso se baseia no gerenciador de senhas que o Google incorporou ao Chrome no final do ano passado.

Como a ferramenta funciona

Acesse o site passwords.google.com e clique em "verificar senhas" na parte superior da página. Depois, faça login na sua conta do Google para verificar a sua identidade. Pronto, a plataforma verificará as suas senhas e gerará um relatório que identifica quais estão sendo reutilizadas, quais estão comprometidas e quais são as senhas fracas. Examinar a lista oferecida no serviço também serve como um lembrete útil de qualquer conta desnecessária que você possa ter criado e talvez tenha que excluir.

O Chrome possui recursos para alterar as senhas sinalizadas usando o seu próprio gerenciador, mas recomendamos que você escolha uma plataforma dedicada para obter uma proteção mais completa que não esteja ligada apenas ao navegador da Google.

Atualmente, você precisa visitar manualmente a sua página de senhas do Google e executar a verificação para que ela seja feita. Porém, o recurso se tornará mais poderoso nos próximos meses: "No final deste ano, criaremos a tecnologia de Verificação de senha diretamente no Chrome para todos - para que você obtenha proteção em tempo real ao digitar sua senha sem precisar instalar uma extensão separada", anunciou a companhia.

Por que isso importa - a novidade é excelente. Reutilizar senhas, especialmente senhas fracas, é um dos maiores riscos de segurança na Internet. O Google aproveitar o Chrome para chamar a atenção das pessoas antes que as suas contas sejam invadidas é, sem dúvidas, uma medida positiva.