Home  >  Negócios

Dados e inteligência artificial: como um apoia o outro?

Combinação das tecnologias potencializa capacidades humanas. Discussão será um dos temas do IT Forum X

Da Redação

03/10/2019 às 13h00

Foto: Shutterstock

A inteligência artificial (IA) é considerada uma das maiores promessas da quarta revolução industrial. Apesar de ainda gerar certa polêmica, a tecnologia tem sido cada vez mais adotada por empresas de diversos portes e setores, mostrando a importância da sua aplicação para otimizar a experiência do cliente.

De acordo com pesquisa realizada pela PwC, 41% dos consumidores se sentem confortáveis para receber ofertas personalizadas a partir do monitoramento do seu perfil de compra. Isso mostra que os dados coletados se tornam a base para a construção de um relacionamento de valor para o cliente e a empresa.

Atualmente, a AI permite a simulação da inteligência humana, e para isso os sistemas são alimentados com enormes bancos de dados. A partir das informações processadas, a AI se torna capaz de fazer previsões, tomar decisões, resolver problemas práticos e, consequentemente, tornar a relação das organizações com o consumidor mais humanizadas.

Em última instância, a AI depende de dados para funcionar, potencializando a inteligência humana. Pensando nos desafios que a tecnologia implica e em suas aplicações para melhorar as relações, especialistas abordarão o tema durante o painel "Inteligência artificial fomenta as relações humanizadas", que acontecerá no dia 16 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes:

Luiz Eduardo Médici, Vivo

Luiz Medici é vice-presidente de Dados e Inteligência Artificial na Telefônica Vivo, liderando as equipes de e-care, Business Intelligence (BI) e Big Data e Inteligência Artificial (Aura), Experiência Digital, Terra e Vivo Ads. Está na companhia desde 2013, onde também atuou como diretor na área de Business Intelligence e 4ª plataforma. O executivo iniciou sua carreira em 1999 no Citigroup, com experiência em BI e Planejamento Estratégico e Comercial, Produtos Financeiros e Pricing. Em 2008, foi transferido para os Estados Unidos e retornou ao Brasil em 2010 para assumir as áreas de Planejamento Estratégico e Business Intelligence do Citibank Brasil.

Paula Gertrudes, Cara de Conteúdo

Paula Gertrudes é empresária e publicitária com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação e marketing. Reconhecida como pioneira na metodologia que recomenda celebridades e influenciadores para marcas e produtos, é fundadora da Cara de Conteúdo e em seu portfólio estão mais de centenas de contratações artísticas nacionais e internacionais para publicidade, digital e projetos corporativos.  A executiva também é cofounder da Connection, startup que monitora e conecta marcas à celebridades por meio de metodologia aplicada à inteligência artificial e cofundadora e ex-sócia da ACT10N, agência de gestão de celebridades.

Mauro Segura, IBM

Mauro Segura é diretor de marketing da IBM Brasil. Formado em engenharia e análise de sistemas com pós-graduação em marketing, o executivo tem mais de 25 anos de experiência em comunicação, marketing e vendas nas áreas de tecnologia e telecomunicações. Nos últimos anos se especializou na implementação de redes sociais corporativas, no uso do marketing analítico e na adoção de novas tecnologias nas áreas de marketing e comunicação.

João Nunes, Microsoft

João Nunes é Head de Cloud da Microsoft e já atuou como vice-presidente de marketing da Oracle, onde trabalhou de 2013 até 2018. Anteriormente, o executivo já havia passado pela Microsoft, atuando em cargos de vendas e marketing.

O painel será mediado por Vanessa Mathias, consultora de tendências futuras e inovação. Experiente palestrante em eventos nacionais e internacionais como FIC, SNIC, Menos 30 Fest, FutureCom, Hacktown e SXSW, a executiva possui 13 anos de experiência em pesquisa de mercado, com ampla atuação estratégica no entendimento de como as pessoas conectam umas com as outras através da tecnologia. Facilitadora profissional, é especialista em design de cenários futuros e foresight.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

Tags