Home  >  Plataformas

Microsoft apresenta um Windows só para atender aparelhos de tela dupla

Windows 10X foi defendido como nova expressão do sistema operacional da Microsoft

PC World (EUA)

02/10/2019 às 18h55

Foto: Divulgação

A Microsoft apresentou o Surface Neo, dispositivo semelhante a um tablet de tela dupla. O aparelho rodará uma versão especial do Windows, o Windows 10X, desenvolvido especificamente para dispositivos com mais de um monitor.

"Foi feito para se adaptar a você em forma e função", anunciou o diretor de hardware da Microsoft, Panos Panay, durante a apresentação do Neo nesta quarta-feira (2). "O Windows sempre esteve relacionado à produtividade, e agora levamos isso a um novo nível em telas duplas", acrescentou Carmen Zlateff, gerente de Programa de Parceiros, Experiências e Dispositivos da companhia.

Panay e Zlateff classificaram o Windows 10X como uma "nova expressão" do sistema operacional da Microsoft, criado especialmente para essa nova geração de dispositivos. Segundo os executivos, os aplicativos serão abertos na tela em que você os acessa, deixando o segundo monitor pronto para executar diferentes tarefas. Mas se você precisar manter o foco em uma única atividade, poderá "expandir" o aplicativo para as duas telas, arrastando-o até o meio delas para preencher os dois displays.

Os aplicativos da Microsoft (se não também os programas de terceiros) serão otimizados para oferecer a melhor experiência possível em tela dupla. O Outlook, por exemplo, mostrará a sua caixa de entrada na tela esquerda e as mensagens à direita se você a "expandir".

Até o momento, a Microsoft não deu detalhes técnicos sobre o sistema operacional. Também não há data de lançamento oficial para o Surface Neo.