Home  >  Plataformas

Com solução de BI, Sompo Seguros dá salto em produtividade

Companhia adotou solução BI Qlik Sense. Além de produtividade, TI conseguiu maior controle de sistemas implementados

Da Redação

02/10/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

Com a implementação de uma solução de Business Intelligence, a Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings, conseguiu dar um grande salto de produtividade. A ferramenta utilizada foi a BI Qlik Sense, implementada pela empresa de consultoria e distribuição de software Nordica.

O Grupo Sompo Holdings conta com presença em 30 países, mais de 20 milhões de clientes e mais 80 mil colaboradores. No Brasil, a Sompo Seguros alcançou em 2018, R$ 3,5 bilhões em Prêmios Emitidos e R$ 4,8 bilhões em ativos. A companhia conta com 43 filiais, quase dois mil colaboradores e mais de 26 mil corretores cadastrados. No mundo todo são U$ 112,3 bilhões em ativos.

De acordo com Vagner Shindi Kambala, coordenador da área de TI - Inteligência de Negócios da Sompo Seguros no Brasil, o objetivo do projeto era homogeneizar os relatórios na companhia e reestruturar a plataforma que viabiliza a governança da solução. Com isso, há um maior controle por parte da área de Tecnologia da informação dos sistemas implementados, o que também reduz significativamente o risco operacional de instalações de sistemas por diferentes áreas com base em seus próprios orçamentos (Shadow IT).

“Escolhemos o Qlik Sense em função do dinamismo proporcionado pelas extensões, sendo uma ferramenta analítica de fácil assimilação. Foi organizada uma parceria com a Nordica com planejamento colaborativo, o que auxiliou muito no processo de ambientação e tornou ágil a adaptação junto a nossa cultura organizacional”, salienta Kambala. A flexibilidade promovida pelo mashup (aplicação web que utiliza conteúdos de diferentes fontes para criar um novo serviço) é outro ponto destacado pelo especialista.

A Sompo conta com um laboratório focado em inovação, que mantém a companhia atualizada e gera valor e experiência aos clientes. Foram 167 aplicações desenvolvidas com Qlik Sense, com 855 licenças profissionais em 7,5 meses de implementação do projeto.

“A otimização de recursos e redução de custos motivaram a convergência de três soluções de BI (SAS VA, QlikView e Power BI) em uma única. Ganhamos muito em User eXperience (UX), Self Service BI, além de controle e governança sobre as aplicações. Hoje, as aplicações estão 100% mais rápidas e as cargas da malha melhoraram em no mínimo 200%”, revela Kambala.