Home  >  Negócios

Como o digital influencia na mobilidade urbana?

Big data, IoT e tecnologia móvel são exemplos de soluções utilizadas para melhorar a mobilidade urbana. Tema será discutido no IT Forum X

Da Redação

01/10/2019 às 17h00

Foto: Shutterstock

Durante décadas, o planejamento das grandes cidades esteve focado na infraestrutura para o deslocamento de carros. Como consequência, o mundo viu o crescimento da frota de veículos automotores, dos congestionamentos e dos danos ao meio ambiente. Felizmente, graças aos avanços da tecnologia, as grandes metrópoles estão conseguindo repensar a mobilidade urbana e investir em uma nova abordagem para melhorar a qualidade de vida da população.

Hoje, existem iniciativas em todo o mundo para que as cidades se tornem mais inteligentes e sustentáveis. Nos últimos anos, tem sido possível acompanhar o surgimento de novos projetos para a otimização do transporte público, incentivo ao uso de bicicletas, compartilhamento de carros e até mesmo para a restrição de veículos em determinadas áreas. Para alcançar esses objetivos, órgãos governamentais e empresários estão apostando em soluções baseadas em internet das coisas (IoT), cloud computing, big data, tecnologia móvel, entre outras, visando o aperfeiçoamento da experiência da população e a redução dos problemas de mobilidade urbana.

Para esclarecer como as cidades estão mudando o seu planejamento para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, especialistas abordarão o tema durante o painel "Mobilidade Urbana: onde estamos e para onde vamos?", que acontecerá no dia 16 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes

Carlos Mira, Truckpad

Economista e pós-graduado em marketing, Carlos Mira tem mais de 35 anos de experiência no setor de logística e transportes. Foi Presidente da ASLOG (Associação Brasileira de Logística) e CEO de grandes empresas do setor. Desde 2014, empreende com a startup de tecnologia aplicada à logística TruckPad – o app da carga. Sua startup venceu o concurso Plug and Play Tech Center Winter Expo – no Vale do Silício (EUA), como “a startup mais inovadora do mundo”, hoje listada entre as “100 Open Startups”.

Douglas Tokuno, Waze Carpool

Douglas Tokuno é o responsável pela operação do Waze Carpool na América Latina. O executivo entrou para o time do Waze em 2017 para liderar a chegada desse serviço ao país. Antes disso, Tokuno fez parte da equipe de Produtos e Estratégia do YouTube no Google e foi mentor de negócios na Startup Farm e no Google Campus por dois anos.

Ricardo Leite, BlaBlaCar

Ricardo Leite é diretor-geral no Brasil da BlaBlaCar, maior plataforma global de viagens compartilhadas. Antes da BlaBlaCar, o executivo atuou como consultor de gestão e foi fundador e CEO da Zocprint, plataforma online de customização de produtos gráficos. Leite fez MBA na Universidade de Chicago e graduação em Engenharia de Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Luca Cafici, InstaCarro

Com pouco menos de 30 anos, Luca Cafici já criou três empresas em três países diferentes, entre elas, a InstaCarro. Hoje, a startup é referência em venda rápida de veículos, tendo um formato único e consolidado no mercado automotivo, transitando mais de R$ 500 milhões em seus 4 anos de funcionamento.

Roberto Speicys, Scipopulis

Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis, Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. O executivo trabalha com análise de dados de transporte há 5 anos e é membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e da UITP.

O painel será mediado por Flavio Tavares, referência em mobilidade corporativa no Brasil e fundador do Instituto PARAR. O executivo também é palestrante, diretor de marketing da GolSat, mentor de startups e uma das maiores vozes sobre propósito e impacto social.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

Tags