Home  >  Plataformas

9 ferramentas que facilitam a rotina de qualquer profissional

O recurso correto é uma mão na roda na vida de qualquer pessoa; confira dicas de aplicativos e sites que vale a pena conhecer

Da Redação

30/09/2019 às 9h00

Foto: Shutterstock

Não é novidade que o smartphone se tornou um aliado tanto para questões práticas da vida como otimizar a rotina de trabalho. Com o aplicativo certo, é possível resolver de forma simples e rápida tarefas que poderiam “travar” a rotina de forma desnecessária.

Porém, também é verdade que não é qualquer atividade que pode ser feita na palma da mão. Trabalhos que exigem uma análise mais apurada ou edição avançada realmente pedem a ajuda de um notebook ou desktop.

Pensando em trazer dicas eficientes e realistas, separamos alguns aplicativos com potencial de ser uma mão na roda em tarefas que são fáceis de ser executadas por smartphone. Confira:

Para gerenciar os e-mails

Por uma mensalidade de US$ 30, o Superhuman promete entregar “a experiência de email mais rápida já criada”. Entre os recursos da plataforma, está a abertura automática da agenda caso o usuário digite uma data ou a possibilidade de pré formatar algumas mensagens. Desenhado para pessoas que passam o dia envolvidas com remetentes e destinatários. Além disso, ele garante que as pessoas conseguem vasculhar a caixa de entrada até duas vezes mais rápido.

O Boomerang é uma extensão para o serviço de email Gmail que, na versão paga, ajuda a identificar se um destinatário recebeu abriu ou não a mensagem enviada. O recurso pode ser bem útil para o caso de nutrição de leads ou saber se um assunto importante ainda não foi lido.

O diferencial do ProtonMail, criado na Suíca, é contar com diversos recursos de segurança, como riptografia de ponta-a-ponta, VPN e autenticação de dois fatores. Tudo gratuito. Ele ainda conta com recursos como envio de mensagens secretas e configuração para "autodestruir"mensagens que você queria apagar depois de um tempo.

Para se organizar

Com trial gratuito, a plataforma permite otimizar o trabalho de gerenciamento de projetos com recursos como software para gestão de recursos, planejamento de processos e monitoramento de tempo para execução de tarefas.

O forte do Google Keep é a sua disponibilidade em praticamente todas as telas, do computador ao smartphone. Com funções como registro de lembretes, listas e anotações, ele ajuda muito quem sempre precisa escrever sobre assuntos paralelos e quer concentrar todas as notas em um local de fácil acesso.

Focano na gestão de reuniões, o GotoMeeting permite agendar e gravar videoconferências com até 25 participantes. Ele também conta com funcionalidades como compartilhamento de documentos e anotações.

Para gestão de tempo

Além da função mais óbvia, de marcar compromissos, o Google Agenda possui outros recursos que otimizam bastante encontros. Por exemplo: você pode selecionar dentro das configurações um horário-limite para ser incluído em encontros — algo útil para quem conta com compromissos fora do expediente.

Cada reunião marcada via ‘Agenda’ possui um link para videoconferência e também é possível usar um plugin que mostra o fuso horário de outros países. Funcionalidade bem valiosa para quem faz reuniões com times globais.

Com planos pagos e gratuitos, o Slack sai na dianteira como ferramenta para mensagens corporativas por, além de ter recursos amigáveis para conversas (o que faz com que ele consiga ser usado no smartphone sem problemas), permite a troca de arquivos e a criação de canais, que são grupos internos dedicados a discussão de um tema em específico.

Conhecido pelo seu processo fácil e eficiente para organização de tarefas, o Trello é ótimo tanto para listar as atividades de cada membro da equipe como para organizar projetos compostos por diversas fases. E seu uso é simples mesmo em dispositivos móveis.