Home  >  Carreira

Quais são as competências do futuro?

Nos próximos três anos, 120 milhões de trabalhadores deverão passar por recapacitação profissional. Tema será debatido durante IT Forum X

Da Redação

27/09/2019 às 16h00

Foto: Shutterstock

Com a chegada da Indústria 4.0, as automações deverão substituir diversas atividades humanas, especialmente as repetitivas e mecânicas. Por conta dessa tendência, torna-se cada vez mais necessário que os profissionais desenvolvam não somente capacidades técnicas, mas também habilidades interpessoais.

Segundo estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM, nos próximos três anos 120 milhões de trabalhadores nas dez maiores economias do mundo deverão passar por recapacitação profissional. No Brasil, estima-se que 7,2 milhões de profissionais precisarão treinar novas habilidades.

Esse cenário de mudança profissional tem sido impulsionado pelo avanço da era digital. Com as máquinas se tornando cada vez mais capazes de executar atividades rotineiras, as pessoas terão que melhorar as competências essencialmente humanas, conforme apontado pelo Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho. O levantamento mostra que as soft skills serão essenciais para que os trabalhadores se mantenham competitivos e relevantes no mercado.

Pensando em atualizar o público sobre quais serão as competências essenciais para os próximos anos, especialistas abordarão o tema durante o painel "Skills da nova era. Em busca das competências do futuro", que acontecerá no dia 16 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal deste ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para debater o assunto estarão presentes:

Anderson da Silva Pereira, Universia Brasil

Diretor-geral da Universia Brasil, empresa global de educação do Grupo Santander, Anderson Pereira foi eleito pela Forbes como um dos jovens líderes mais influentes do Brasil antes dos 30 anos. É diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP e teve a honra de ser premiado pela U-Start Conference Brasil, Venture CupDenmark e também Masters of Code, competições internacionais de empreendedorismo.

Viviane Lusvarghi, Cidade Matarazzo

Viviane Lusvarghi é superintendente de TI na Cidade Matarazzo, projeto que pretende transformar a cidade de São Paulo. A executiva possui mais de 20 anos de experiência na área de TI, adquiridos em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Varejo, Tecnologia, Serviços, Manufatura e Distribuição. Antes de ingressar na Santher, ocupou posições de liderança em organizações como TPV (AOC / Phillips), Expand Group e Totvs.

Antonio Mendonça, Korn Ferry

Antonio Mendonça é Senior Client Partner da prática de Tecnologia e especialista na busca de executivos e no desenvolvimento de liderança para clientes nos mercados de tecnologia e telecomunicações. Antes de ingressar na Korn Ferry, o executivo era sócio em uma firma global de recrutamento de executivos e consultoria, com foco em assessoria, recrutamento e avaliação de líderes para empresas listadas, privadas, de capital de risco e de private equity. Mendonça também trabalhou como Gestor de Recursos Humanos na Unilever.

Marcelo Nobrega, Arcos Dourados (McDonald's)

Marcelo Nobrega é um executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas dos setores financeiro, de petróleo e gás, bens de consumo, serviço de transporte aéreo e alimentício. Há mais de 15 anos atuando na área de Gestão de Pessoas, o executivo é especialista em coaching de executivos, gestão da mudança e desenvolvimento organizacional e de lideranças. É autor do Livro “Você Está Contratado”.

O painel será mediado por Eduardo Migliano, CEO do 99jobs.com, comunidade colaborativa online de carreira, que pretende redesenhar a forma como as organizações e as pessoas se conectam baseado em suas crenças e valores.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

Tags