Home  >  Negócios

Google comemora 21 anos: como começou uma das maiores empresas do mundo

Em 1998, Larry Page e Sergey Brin lançavam estudo que deu base à gigante de buscas que hoje caminha para ser uma empresa onipresente

Da Redação

27/09/2019 às 12h02

Foto: Shutterstock

O Google celebra nesta sexta-feira (27/09) o seu 21º aniversário. A companhia chama atenção para a data com um doodle exibido no navegador Chrome, mostrando como um volumoso computador desktop costumava ocupar nossas mesas há duas décadas. Vale, entretanto, ressaltar que nem o próprio Google sabe ao certo quando é, de fato, a fundação da companhia.

Oficialmente, a empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin no dia 4 de setembro de 1998. Mas clique no doodle que foi exibido no 15º aniversário e você será apresentado a uma leve crise existencial referente à data: “Quando é o aniversário do Google? Eu nem sei se nós temos certeza - nós celebramos no dia 7 de setembro, 8, 26, e mais recentemente no dia 27”, escreve a companhia.

Desde 2006, a gigante de tecnologia celebra seu aniversário no dia 27 de setembro, mas já o fez no dia 26. Em 2004, o sexto aniversário do Doodle foi ao ar no dia 7 de setembro.

Independente da data exata, há 21 anos, os estudantes de Stanford Sergey Brin e Larry Page publicavam o artigo que dava origem à companhia. O estudo "A Anatomia de um motor de busca hypertextual em larga escala" descrevia um protótipo de um motor de buscas em larga escala que teria um banco de dados de "pelo menos 24 milhões de páginas".

E por que o Google se chama Google? Segundo os criadores é o que comumente se usa para soletrar "googol" - o número 10100, ou seja, o dígito 1 seguido de cem zeros ou a centésima potência do número 10.

Nestas mais de duas décadas, o Google cresceu de um motor de busca, que hoje indexa centenas de bilhões de páginas, para atingir uma espécie de onipresença digital. Para se ter uma ideia, sete produtos do Google já superam 1 bilhão de usuários. Gmail, Android, Chrome, Maps, Busca, YouTube e Google Play Store. O Google Assistente também caminha para superar 1 bilhão de usuários ao redor do mundo.

A Alphabet, empresa mãe do Google, também conta com outros projetos futurísticos que concentram esforços em carros autônomos e iniciativas em ciências da vida. No mercado B2B, o Google surgiu para ser um dos grandes players em cloud, com o Google Cloud Platform. De olho em mercados emergentes, a companhia também trabalha próxima a startups, incluindo iniciativas no Brasil, com o Google for Startups.

Independente da data de aniversário - oficial - do Google, fica a nossa lembrança para uma das maiores empresas do mundo e nossas indagações sobre como serão as próximas décadas - e produtos - da gigante de Mountain View.