Home  >  Inovação

Mercedez Benz anuncia primeiro caminhão digital para mercado brasileiro

Veículo conta com sensores e câmeras que devem entrar em ação para evitar acidentes

Da Redação

23/09/2019 às 19h52

Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz apresentou seu primeiro caminhão digital para o mercado brasileiro. O anúncio do veículo Actros foi feito pelo presidente para América Latina, Philipp Schiemer, no campo de provas da fábrica da montadora em Iracemápolis, interior de São Paulo. As informações são do Valor Econômico.

Os caminhões da linha Actros recebem um novo painel digital que permite o espelhamento do celular do motorista, além de funções que aparecem num tablet acoplado no painel do veículo. Sensores e câmeras finalizam o caminhão e atuam como assistentes de pontos cegos. Tais aparatos ajudam o veículo a frear sozinho diante uma pessoa ou objeto. Segundo Schiemer, tais tecnologias ajudarão a evitar acidentes nas estradas.

O novo modelo do Actros também conta com uma chave, que carrega informações que podem impedir que o veículo seja desmontado e tenha suas peças vendidas, em caso de roubo.

O caminhão digital é resultado de um investimento de R$ 1,4 bilhão da Mercedes-Benz. Se em um momento o veículo se mostrar mais caro ao frotista, como explica Schiemer, ele se mostrará um bom investimento devido à "eficiência que a tecnologia proporciona", destacou o executivo.

Segundo o Valor, Schiemer projeta um crescimento de 25% a 30% no mercado de caminhões no Brasil ainda neste ano, o que pode representar na venda de 90 mil a 95 mil unidades. "Mas a base de comparação é baixa. O Brasil tem potencial para um mercado de 120 mil caminhões por ano", reforçou Schiemer.