Home  >  Inovação

IBM se prepara para lançar um computador quântico de 53 qubit

Novo sistema está programado para entrar em operação no próximo mês e deve ser a maior máquina quântica disponível para o público

Da Redação

19/09/2019 às 8h04

Foto: Shutterstock

A IBM anunciou nessa quarta-feira (18) que disponibilizará em breve aos clientes da IBM Q Network um computador quântico de 53 qubit. De acordo com informações do TechCrunch, o novo sistema, programado para entrar em operação no próximo mês, será a maior máquina quântica disponível para o público.

Conforme apontado pela companhia, o computador de 53 qubit apresenta uma série de novas técnicas que permitem o lançamento de sistemas maiores e mais confiáveis para implementações em nuvem. Além disso, a máquina possui componentes personalizados mais compactos e novo design de processador.

A IBM vem promovendo a computação quântica via nuvem desde 2016. Para impulsionar esses esforços, a empresa também está abrindo um novo centro. Batizado como Quantum Computation Center e localizado em Nova York, o centro foi construído para abrigar ainda mais máquinas. Segundo a companhia, o espaço contará com cinco computadores de 20 qubit, mas o número aumentará para 14 em outubro.

“Nosso impulso global tem sido extraordinário desde que lançamos o primeiro computador quântico na nuvem em 2016, com o objetivo de levar a computação quântica para além de experimentos de laboratório isolados que apenas poucas organizações poderiam fazer, nas mãos de dezenas de milhares de usuários”, declarou Dario Gil, diretor da IBM Research. “O objetivo único dessa comunidade apaixonada é alcançar o que chamamos de Quantum Advantage, produzindo sistemas quânticos poderosos que podem resolver problemas reais enfrentados por nossos clientes que não são viáveis ​​usando os métodos clássicos de hoje e disponibilizando ainda mais sistemas IBM Quantum. Acredito que esse objetivo é alcançável", completou.