Home  >  Plataformas

American Tower conclui rede IoT em 112 cidades brasileiras

Implementação e alcance em 13 estados brasileiros se deu em menos de um ano de operação comercial

Da Redação

18/09/2019 às 12h00

Foto: Shutterstock

A American Tower, fornecedora de infraestrutura compartilhada para o setor de telecomunicações, anunciou que superou a marca de 112 cidades brasileiras com presença de sua rede Internet Low Power Wide Area Network dedicada para Internet das Coisas (IoT/LoRaWAN) no país.

A infraestrutura de rede é destinada a usuários com perfil de atacado, que exigem grandes volumes de conexões, podendo ser comercializada por operadoras de telecomunicações.

De acordo com a empresa, a rede alcança, aproximadamente, 70 milhões de pessoas após um ano de seu lançamento comercial. A rede trabalha com mais de 7 milhões de mensagens por dia, mais que o dobro em comparação ao ano passado e está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Daniel Laper, gerente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios da American Tower, comenta o plano de expansão da empresa. "É visível o aumento do interesse e a maturidade do mercado para aplicações de IoT. Observamos essa evolução nos mais diversos nós da cadeia de valor, englobando, além da rede, sensores, aplicações, parceiros e novos modelos de negócio”, destaca.

Laper ressalta também que as redes Low Power Wide Area Network (LPWAN), como a LoRaWAN, permitem aplicações que eram, até então, inviáveis em função do consumo de bateria e custo da conectividade e dos dispositivos.