Home  >  Inovação

ABDI lança ferramenta para promover adoção de tecnologias da Indústria 4.0

Ferramenta permite que empresas façam autoavaliação da maturidade de seus produtos e processos para otimizar a produtividade

Da Redação

16/09/2019 às 12h47

Foto: Shutterstock

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou uma plataforma digital com o objetivo de aproximar as indústrias de soluções tecnológicas para a manufatura avançada, também conhecida como Indústria 4.0.

Segundo a ABDI, a plataforma permite que empresários façam uma avaliação de maturidade de seus produtos e processos. Bruno Jorge, coordenador de indústria 4.0 da ABDI, conta que sua expectativa é que a ABDI crie “um catálogo de tecnologias 4.0 para auxiliar as empresas na sua jornada de transformação digital”.

A ABDI explica que sua plataforma possui dois blocos. O primeiro consiste em uma autoavaliação, com o preenchimento de um questionário baseado nos melhores modelos de maturidade e prontidão. No segundo bloco, as empresas fornecedoras cadastram seus produtos e serviços. As tecnologias são avaliadas pela ABDI segundo critérios de conteúdo, confiabilidade e custo.

“O modelo de autoavaliação indica oportunidades e tecnologias para resolver os problemas. Então, a empresa vai conseguir fazer uma ponte entre o que ela encontra como resultado do questionário e o catálogo de fornecedores”, explica Jorge.

Uma vez qualificadas, as empresas passam a constituir um catálogo de ofertantes para soluções da Indústria 4.0 para as empresas nacionais demandantes. A plataforma 4.0 da ABDI já está em funcionamento e os empresários podem realizar o diagnóstico e os fornecedores também podem cadastrar suas soluções.

Para mais informações, acesse a plataforma.