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4 aspectos que cientistas de dados mais valorizam nas empresas

Para contratar talentos cada vez mais disputados em ciência de dados, é preciso saber o que atrai e retém profissionais que impulsionarão os negócios

Da Redação, com Sarah K. White, CIO (EUA)

10/09/2019 às 8h00

Foto: Shutterstock

Os melhores salários não são a garantia de que a sua empresa conseguirá contratar e manter os melhores cientistas de dados. Afinal, eles ainda são raros e altamente disputados. A maioria dos cientistas de dados com quem falamos quer algo mais profundo e mais significativo, características essas que podem soar, à primeira vista, subjetivas.

Como criar a cultura e o escopo de trabalho que atraia os profissionais especializados para a organização? Não há uma receita de bolo, mas cientistas de dados e aqueles que tiveram sucesso em contratá-los contam abaixo como conseguiram.

Ofereça um trabalho que faça a diferença

Mesmo que sua empresa possa concorrer com os orçamentos de contratação das gigantes da tecnologia de hoje, isso ainda não é suficiente para obter o melhor talento em dados.

“Se alguém fez a escolha de buscar ciência de dados, obviamente valoriza outros aspectos de uma carreira, pelo menos tanto quanto remuneração. As empresas podem competir facilmente oferecendo espaço para aprender e exercitar a criatividade, além de competir em salário. E a boa notícia é que não precisa ser um sacrifício: os resultados da pesquisa podem ser extremamente valiosos”, diz Mike McCourt, cientista de dados da Invoca.

Um salário alto pode ser uma aposta para trazer um cientista de dados para a mesa de negociação e talvez até contratá-lo, mas não é suficiente para mantê-lo lá se sua estratégia de dados estiver desorganizada ou se você oferecer uma cultura ou mentalidade ruim da organização. E com uma remuneração significativa quase garantida, o principal motivador para a maioria dos cientistas de dados é um trabalho significativo.

Os cientistas de dados com quem conversamos não querem ser mais uma etapa de um processo. Eles querem inovar, fazer perguntas importantes e ver como o trabalho deles beneficia diretamente a empresa. E se seus projetos de ciência de dados forem um pouco mundanos ou repetitivos? Ou sua empresa não possui uma declaração de missão que salva o mundo? Considere deixar seus cientistas de dados trabalharem em projetos fora de suas responsabilidades diárias. Essa liberdade ajudará a envolvê-los e a aprimorar suas habilidades. Eles podem até descobrir novas oportunidades, lucros ou soluções, uma vez que possam exercitar sua criatividade.

 

Com a estratégia, vem o valor

Para contratar os melhores cientistas de dados, você precisa controlar seus dados. Os cientistas de dados desejam ingressar em uma empresa que tenha uma visão, estratégia e orçamento claros para capitalizar os dados. Eles querem saber como seu trabalho contribuirá para o resultado final, caso contrário "pode ​​haver desafios na comunicação do ROI da ciência de dados e progresso nas iniciativas", diz Paul Bradley, vice-presidente sênior e cientista de dados da Waystar.

Isso não quer dizer que você precise de uma estratégia "configure e esqueça" - os cientistas de dados ainda querem resolver problemas. Mas ter um forte plano de dados garantirá que os cientistas de dados saibam o que estão fazendo antes de assinarem o contrato. Também indica que seu papel será apoiado e que o trabalho que realizam tem valor aos olhos da liderança executiva. Ninguém quer vasculhar terabytes de dados, apenas para que o CEO ignore tendências e padrões importantes de dados.

As empresas devem provar aos candidatos que estão realmente prontas para trazer um cientista de dados a bordo.

Não negligencie a cultura da empresa

A cultura da sua empresa suporta suas iniciativas de dados? A liderança executiva e a alta gerência adotam uma estratégia clara de dados - orçamentos e tudo? Seus cientistas de dados poderão levar as preocupações de dados diretamente à liderança e ser levadas a sério? Caso contrário, você terá muito trabalho a fazer antes que possa contratar - e reter - os melhores talentos em ciência de dados.

Josh Poduska, cientista chefe de dados do Domino Data Lab, diz que é difícil ver cientistas de dados "presos" em empresas que não levam a ciência e análise de dados a sério em sua estratégia de negócios.

“Os profissionais de dados e análise nessas empresas nunca são felizes. Eles constantemente lutam uma batalha difícil. Eles gastam muito tempo precioso removendo barreiras ao progresso e educando a liderança”, diz ele. “É essencial ter uma cultura de tomada de decisão baseada em dados. Se você pode encontrar uma empresa que evoluiu sua cultura de baseada em dados para baseada em modelo, pode ter muita confiança de que encontrou um bom lar.”

Obviamente, uma cultura orientada a dados não é apenas para cientistas de dados - ela pode beneficiar sua empresa em todos os domínios, inspirando os funcionários a explorar dados a serviço de novas idéias e feedback.

Jogue seus pontos fortes

Pode parecer impossível competir com gigantes da tecnologia como Google, Microsoft, Facebook ou Amazon, que podem oferecer pacotes lucrativos com salários e benefícios competitivos. Mas não deixe isso desencorajar sua organização a tentar recrutar os melhores e mais brilhantes talentos de dados.

As pequenas organizações podem oferecer algo único que a maioria das grandes organizações não pode: a capacidade de ver o impacto direto do seu trabalho duro. Organizações maiores ainda podem obter esse benefício, promovendo uma mentalidade de inicialização nas unidades de negócios.

Um cientista de dados que ingressa em uma organização maior pode se sentir como uma roda dentada, trabalhando apenas em tarefas específicas que podem ser monótonas e repetitivas. Organizações menores e orientadas a dados podem oferecer mais responsabilidade aos cientistas de dados, dando a eles a chance de ver seu trabalho refletido no ROI, na receita ou na eficiência do processo. Pode ser necessário um esforço maior para organizações maiores replicarem esse tipo de ambiente, mas não é impossível.

Por fim, é uma combinação de missão, estratégia e cultura que mais atrai os cientistas de dados.