Home  >  Carreira

Gestão à distância: 5 dicas úteis para distribuir tarefas com excelência

Maynard Webb, ex COO do eBay, contou sobre iniciativas que os gestores podem adotar para delegar o trabalho à equipe sem perder a qualidade

Da Redação

08/09/2019 às 10h04

Foto: Shutterstock

Legenda:

Maynard Webb tem uma carreira bastante extensa no mundo da gestão e tecnologia por empresas como Salesforce, VISA, Yahoo! e eBay, na qual ele atuou como COO. Atualmente, ele trabalha como consultor e escreve para sobre o mundo corporativa.

Em uma coluna sobre carreira, um empreendedor perguntou à Webb qual era a melhor maneira de gerir equipes sem estar presente no dia a dia e garantir que a qualidade do projeto seja a mais alta possível. Segundo o executivo, essa combinação de resultados só acontece quando os líderes deixam claro os objetivos do projeto e se mostram dispostos a sanar dúvidas que se encontram pelo caminho.

“Ao longo de anos gerenciando equipes, aprendi que delegar com eficiência significa que você sabe que a tarefa / projeto será executada com os resultados esperados”, explica.

Ao final, Webb mencionou cinco iniciativas que os gestores precisam levar em consideração para que a delegação eficiente cause mais transtornos do que benefícios.

5 passos para realizar uma gestão à distância, mas com excelência

  1. Avalie a capacidade e a vontade da equipe para executar a tarefa. Frequentemente, as pessoas se voluntariam para uma tarefa interessante, mas elas têm a experiência e habilidade necessárias para fazê-la
  2. Comunique às pessoas quais são os indicativos de que o projeto está andando em um ritmo certo. Qual é o cronograma, a qualidade etc.?
  3.  Tenha a certeza de que seu time compreende que, se encontrar problemas, você estará lá para orientá-los. Os resultados da tarefa estão sob a sua responsabilidade e delegar não é abdicar.
  4.  Estabeleça pontos de verificação para monitorar o progresso, para que você não tenha surpresas desagradáveis no final.
  5.  Quando a equipe entregar, comemore o sucesso.