Home  >  Carreira

As 6 melhores linguagens de programação para desenvolver um app Android

E uma lista cursos para que você possa aprender como desenvolver uma aplicação do zero

Da Redação

08/09/2019 às 14h09

Foto: Shutterstock

Muitas empresas têm feito dos aplicativos o seu principal negócio e meio de comunicação com o cliente. Mas quais são as habilidades necessárias para se desenvolver um aplicativo Android do zero? Há algumas linguagens de programação que são mais indicadas do que outras para a tarefa, ao mesmo tempo, vale lembrar que é preciso um roteiro bem estruturado para não cometer os erros mais comuns ao desenvolvê-lo. Sobre estes, nós comentamos aqui.

A primeira coisa que desenvolvedores precisam levar em consideração é fazer o download do Android Studio. Este é um software IDE (Integrated Development Environment), oferecido como um pacote com o Android SDK. Ele nada mais é do que um conjunto de ferramentas usadas para facilitar o desenvolvimento de aplicações. No site do Android Studio, você também encontrará tutoriais e documentos oficiais do Google, além de bibliotecas e códigos gratuitos para aprimorar seus aplicativos.

Na lista abaixo, confira o compilado da Computerworld Brasil das linguagens de programação mais indicadas para criar um app e, de quebra, alguns cursos que você pode fazer em casa.

1. Java

É tido como a linguagem oficial para o desenvolvimento do Android e é suportado pelo Android Studio.

Onde aprender Java - Curso: Programação em Java e Fundamentos de Engenharia de Software

Quanto custa: curso oferecido pelo Coursera é gratuito

2. Kotlin

O Kotlin é a linguagem Android introduzida mais recentemente. É semelhante ao Java, mas é tida pela comunidade de desenvolvedores como mais acessível de se entender.

Onde aprender Kotlin - Curso Completo de Kotlin para Desenvolvimento Android

Quanto custa: R$ 22,19 (preço promocional temporário oferecido pela Udemy)

3. C / C ++

O Android Studio suporta C ++ com Java NDK. Isso permite codificação nativa, o que pode ser útil para coisas como jogos. Vale ressaltar, entretanto, que o C ++ pode ser um pouco mais complicado para iniciantes.

Onde aprender: Curso Completo de Linguagem C e C++ - Iniciante Ao Avançado

Quanto custa: R$ 25,79 (preço promocional temporário oferecido pela Udemy)

4. BASIC

Uma opção de bônus é aprender o BASIC e experimentar o B4S IDE do Anywhere Software. Esta é uma ferramenta fácil, mas também muito poderosa, embora definitivamente muito mais de nicho.

Onde aprender: Criando Sistemas com Visual Basic

Quanto custa: gratuito

5. Unity

A Unity é conhecida como o motor para games móveis. Ela fornece renderização em gráficos 3D, além de cálculos físicos. Trata-se de uma ferramenta open source que é vista como muito acessível para criar games do zero, além de contar com forte apoio da comunidade open source.

Onde aprender: no próprio site oficial da Unity, há um compilado de cursos recomendados para desenvolvedores aprenderem. Você pode acessá-los aqui.

6. PhoneGap (HTML, CSS, JavaScript)

Por fim, se você já souber criar páginas da Web interativas, pode usar esse conhecimento com o PhoneGap para criar um aplicativo multiplataforma mais básico.

Onde aprender: Curso Phonegap - Desenvolvimento aplicativos

Quanto custa: gratuito