Home  >  Carreira

Essas são as 5 pessoas que vão te colocar em um novo emprego

Não é preciso ter uma rede extensa de network; em geral, a nova oportunidade surge por meio de um destes cinco contatos

Da Redação

07/09/2019 às 12h16

Foto: Shutterstock

Seja uma recolocação profissional por conta de desligamento ou mesmo uma troca de empresa, o primeiro passo que costumamos pensar é “Com quem eu posso falar para conseguir alguma dica ou orientação de uma nova vaga?”.

Ao contrário do que costumamos pensar, vale muito mais à pena investir em qualidade, com poucos, porém bons contatos, do que ativar toda a sua base de relacionamento. Melhor ainda: a nova oportunidade de trabalho costuma vir de cinco tipos de pessoas bem específicos e que, felizmente, não são difíceis de encontrar.

Duvida? Então confira a lista e pense nesse público na próxima vez em que necessitar de apoio no meio profissional

1) A chefia

Dependendo do discurso empregado, buscar o apoio do seu ou sua chefe pode servir de grande ajuda. Não é tão incomum os casos em que funcionários são promovidos ou recebem um aumento após manifestarem o desejo de receber tarefas mais sêniores ou ter outras funções.

Caso a sua situação seja de realmente buscar outra oportunidade e houver condições para isso, vale a pena conversar com seu chefe até por uma questão prática: por conhecer líderes, ele pode saber de novos cargos.

2) Amigos

Não é preciso ter medo ou vergonha de recorrer a amigos que trabalham em outras organizações e que o respeitam como profissional. Eles podem saber de vagas dentro das organizações em que trabalham ou por meio de outros contatos que podem se transformar na oportunidade que você espera

Seja por mensagem, ligação ou mesmo um café, converse com os seus contatos mais próximos e peça que te indiquem ou referenciem. E não esqueça de devolver o favor, caso a oportunidade surja.

3) Sua família

Em alguns casos, é possível obter referências diretas vindas diretamente dos membros diretos da sua família, como pais e irmãos. Porém, na maioria das situações, vale recorrer a uma rede maior de contatos, que envolvam primos e tios com experiência no mercado de trabalho.

Eles podem ter ouvido falar de uma vaga em aberto com o seu perfil ou ter acesso ao contato do departamento de recursos humanos, o que já otimiza uma parte importante na tarefa de busca pelo emprego.

4) Executivos

Se você estabeleceu um relacionamento cordial com alguém de uma posição hierárquica mais elevada e sente abertura para isso, pedir indicações de companhias que eles acreditem que estão mais estabelecidas no mercado ou mesmo indicações de profissionais-chave, como os gestores de outras marcas, para os quais você pode iniciar algum contato.

5) O RH

Recrutadores e gerentes de RH também são uma excelente fonte para pegar dicas e referências. Recolocação faz parte do trabalho deles e, em geral, esse profissional costuma ser bem solícito.

Entre em contato via telefone ou email explicando a situação e perguntando se a pessoa possui uma posição dentro de seu quadro de funcionários compatível com suas habilidades. Ou, em outro caso, se ela sabe de algum processo seletivo que seja “a sua cara”.

Se a mensagem for enviada e forma educada e respeitosa, as chances de obter uma resposta (ou, no mínimo, estabelecer um relacionamento, são altas).

Com informações da Fast Company