Home  >  Plataformas

TIM inaugura laboratório em Minas Gerais voltado para soluções 5G

5G Living Lab TIM é resultado de uma parceria com a Ericsson e Inatel. Espaço fica em Santa Rita do Sapucaí

Da Redação

06/09/2019 às 17h11

Foto: Pinguim Pictures/Renato Saraiva

Legenda:

A TIM inaugurou um laboratório dedicado à pesquisa, experimentação e evolução do ecossistema de soluções 5G. Batizado de 5G Living Lab TIM, o espaço fica em Santa Rita do Sapucaí (MG). Em parceria com a Ericsson, a operadora ativou uma rede de quinta geração, operando na frequência de 3,5 GHz, no Instituto Nacional das Telecomunicações (Inatel), na cidade mineira.  Essa é a segunda ativação – em fase de testes - 5G feita pela TIM no país, mediante licença específica da Anatel. A primeira foi em Florianópolis (SC), onde a operadora registrou velocidades superiores a 1Gbps.

A escolha pela localização do laboratório, no interior de Minas Gerais, se dá pela aproximação de instituições de ensino. "Queremos ser pioneiros e protagonistas nos casos de uso do 5G, incentivando a criação de um ecossistema de soluções que acelere a adoção da tecnologia no País. Estamos engajados na busca de novas aplicações que ajudem a melhorar questões que impactam o dia a dia das empresas e das pessoas, como é o caso da Saúde, Educação e Segurança", destacou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

O Inatel já desenvolve projetos sobre as tecnologias 4G e NBIot em Santa Rita do Sapucaí em parceria com a TIM e a Ericsson. "O pioneirismo das pesquisas do 5G no Brasil é uma das marcas do Inatel. Nossos pesquisadores desenvolvem soluções inéditas para o ecossistema 5G e este projeto agregará muito valor aos nossos programas institucionais", afirmou Carlos Nazareth, Diretor do Inatel. O foco com a parceria, segundo ele, busca desenvolver soluções inteligentes para segurança, com aplicações de iluminação, monitoramento por vídeo e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas.

"As empresas e a instituição pretendem utilizar o 5G para implementar soluções de cidades inteligentes, criando uma rede com cobertura por todo o município, atendendo cerca de 42 mil habitantes. Ainda será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras", complementou Nazareth.

Para Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, o 5G se apresenta como a revolução tecnológica mais importante da atualidade. "A Ericsson acredita que a tecnologia 5G será o principal fator de transformação econômica, competitividade e ganho de eficiência dos mais diferentes setores da economia na próxima década", reforça. Segundo o executivo, dois terços das operações comerciais de 5G em funcionamento utilizam tecnologia Ericsson.

A TIM vê as unidades do 5G Living Lab importantes no desenvolvimento de um ecossistema para experimentação da tecnologia com usuários reais em ambientes do dia a dia. Lá, os clientes finais, pesquisadores, empresas, startups e instituições públicas irão interagir para validar novos produtos, casos de uso, serviços e soluções em geral.

 

Tags