Home  >  Negócios

ABDI anuncia Igor Calvet como novo presidente

Calvet substitui Augusto de Souza Ferreira, demitido após criticar secretário especial de Produtividade, Carlos da Costa

Da Redação

04/09/2019 às 13h30

Foto: Shutterstock

Legenda:

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciou nesta quarta-feira (4) Igor Calvet como seu novo presidente. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. O nome é uma indicação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Calvet substitui Augusto de Souza Ferreira. A demissão, do então presidente da ABDI, acontece depois de Ferreira criticar o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, Ferreira disse que recebeu “pedidos não republicanos” de Costa. Ainda de acordo com o jornal, tais pedidos incluiriam bancar o aluguel de salas em São Paulo sem necessidade. Ferreira afirmou que o aluguel serviria para abrigar escritórios da secretaria e criaria um custo adicional de R$ 500 mil por ano à agência, que é mantida por meio de repasses de recursos do Sistema S.

Ao jornal, Ferreira conta que o pedido de bancar o aluguel foi negado, pois ele não teria como justificar aos órgãos de controle a criação de um custo de meio milhão por ano para bancar algo que era oferecido gratuitamente por uma federação (a Fiesp). “Não fazia o menor sentido, nem econômico nem de gestão pública, de assumir um custo deste. Por isso me opus”, disse ao Estado. Ferreira vinha comandando a agência desde junho de 2016.

No Twitter, Ferreira disse que foi demitido “sem apuração” e “por ser correto“. “Os covardes cada vez mais tomam conta do governo”, afirmou.

Igor Calvet é doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É servidor público federal de carreira. Atua como Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia, e foi Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

No início da carreira, foi analista de Mercado, na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.

 

 

Tags