Home  >  Carreira

Fones de ouvido no escritório? O que colegas pensam quando você se isola

Pesquisa entrevistou mais de 800 pessoas sobre o que acham de quem usa o aparelho no expediente. E alguns resultados são, no mínimo, curiosos

Da Redação

03/09/2019 às 10h50

Foto: Shutterstock

O AVSForum, grupo de profissionais do setor audiovisual, divulgou os resultados de uma pesquisa produzida pelo próprio veículo para entender a percepção que seus usuários tinham de quem usa fones de ouvido em diversas situações do dia a dia. O formulário de respostas (em inglês) obteve mais de 800 respostas e alguns resultados são bem interessantes.

Focando nos resultados sobre o ambiente de trabalho, 26,5% dos respondentes disseram que, ao ver uma pessoa usando fones, acreditam que elas não querem ser perturbadas - o maior percentual registrado.

Além disso, 21,9% também responderam que o uso do aparelho ajuda a manter o foco dentro do expediente e 16,6% também sentem que pessoas que usam fone estão mais ocupadas. Ou seja: no geral, fazer uso do aparelho é visto como algo comum dentro do mundo corporativo.

O uso de fones é mais presente na vida de quem trabalha em espaços abertos: 71,8% dos participantes afirmaram lançar mão do recurso, enquanto o percentual ficou em 65,65% para quem trabalha em cabines fechadas.

Pretensão sem fio

Um dado curioso é de que o número de pessoas que classificou como "pretensiosa" a prática de usar fones de ouvido triplicou quando os pares usavam fones de ouvido, como o Airpod (da Apple) ou Buds (da Samsung).

Além disso, 29% dos participantes da pesquisa admitiram ter escutado conversas de amigos enquanto estavam usando fones de ouvido ao menos uma vez ao dia.