Home  >  Negócios

Uso de pagamento por aproximação cresce no Brasil

Levantamento feito pela Visa Consulting & Analytics registra um aumento de 16% de transações neste segmento nos setores de restaurantes e alimentação

Da Redação

02/09/2019 às 19h23

Foto: Shutterstock

Uma pesquisa divulgada pela Visa Consulting & Analytics mostrou que opção de pagamentos por aproximação (aquele no qual o cliente apenas encosta o cartão na máquina) registrou um crescimento significativo nos setores de alimentação e restaurante, que ficou com um aumento de 16%. O setor de farmácias registrou 8% e o de vestuário, 7%.

De acordo com a análise, os horários que esse tipo de transação mais acontece e se concentram no intervalo do meio dia às 14h, e das 19h às 22h, períodos de almoço e jantar. O que ajuda a contextualizar o crescimento desse uso em mercados relacionados ao consumo de alimentos.

“Tradicionalmente o setor de restaurantes representa menor participação nos gastos com cartão em comparação com outros setores. No entanto, quando analisamos as transações com tecnologia por aproximação, notamos um movimento contrário, com restaurantes ficando em primeiro lugar, empatando com gastos em supermercado”, conta Rodrigo Santoro, diretor da Visa Consulting & Analytics.