Home  >  Carreira

Como atrair e reter talentos da geração millennial?

Pesquisa da Robert Walters apontou hábitos e preferências da geração nascida entre 1980 e 1999

Da Redação

30/08/2019 às 17h10

Foto: Shutterstock

O estudo Atraindo e Mantendo Profissionais Millennials, apresentada pela consultoria Robert Walters, entrevistou 302 gerentes de contratação e 228 profissionais de diversas áreas para entender tanto as principais motivações desse grupo como captar a percepção que profissionais de outras gerações têm sobre eles. Segundo a análise, oportunidades de crescimento rápido e transparência nas relações são questões essenciais para atrair e manter os millennials comprometidos e empolgados com seus trabalhos.

De acordo com os resultados da pesquisa, 68% dos respondentes citaram que a chance de acelerar a carreira é o fator mais importante para se manterem empolgados em seu trabalho atual. Um alinhamento entre expectativas e realidade do local de trabalho também é um aspecto bastante considerado por essa audiência: 71% concordou fortemente que os empregadores devem tornar claros os critérios necessários para obter promoções ou bônus.

Tecnologia e relacionamento

Falando sobre estrutura de trabalho, 53% do público que participou do estudo disse que é mais provável que eles aceitem uma nova oportunidade com um empregador que use uma tecnologia com a qual ele está mais familiarizado. Sendo que, 42% dizem que os empregadores devem sempre procurar implementar as mais recentes tecnologias, mesmo que o custo seja alto.

No quesito relacionamento com colegas de trabalho, 30% afirmou que um encontro social com seus colegas de trabalho é a parte mais importante do processo de entrada em uma nova empresa. E 75% dos millennials entrevistados consideram um local de trabalho atraente e divertido uma parte importante de seu trabalho.

“A pesquisa nos deu informações vitais sobre as percepções dos próprios profissionais Millenials e como eles são percebidos por seus colegas e empregadores. Os profissionais dessa geração são ambiciosos e estão ansiosos para colocar suas carreiras no caminho certo. Essa ambição tem o potencial de ser uma fonte de conflito, mas, se devidamente envolvida, pode estar entre os funcionários mais engajados e enérgicos de uma organização”, afirmou Leonardo de Souza, country manager da Robert Walters Brasil.

A pesquisa completa pode ser encontrada nesse link

 

Tags