Home  >  Carreira

Millennials não estão se vestindo adequadamente para o trabalho

Segundo estudo da Randstad, 38% dos millennials já foram chamados para se vestir de forma mais adequada

Da Redação

29/08/2019 às 11h47

Foto: Shutterstock

Grande parte dos millennials, geração que nasceu entre o início da década de 1980 a meados dos anos 1990, está recebendo ordens para se vestir mais profissionalmente nas empresas. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Randstad, os jovens, que representarão 35% da força de trabalho em 2020, têm mudado a moda corporativa e optado por vagas de emprego mais flexíveis.

O relatório afirma que 38% dos millennials já foram chamados para se vestir de forma mais adequada. No entanto, eles dizem que preferem manter o seu estilo próprio para produzir melhor. Para se ter dimensão da importância do assunto para os jovens, durante a pesquisa 33% disseram que prefeririam deixar o seu emprego ou não aceitar uma nova oferta caso tivessem que se vestir de forma conservadora todos os dias da semana.

Apesar do desejo por informalidade, conforme apontado pelo levantamento, os entrevistados concordaram que jeans rasgados (73%) e leggings (56%) não são peças apropriadas para o ambiente corporativo. Além disso, 28% afirmaram que a roupa de outra pessoa no trabalho já fez com que se sentissem desconfortáveis.

Como ajudar os colaboradores

A pesquisa descobriu que um dos problemas das empresas é não ter códigos de vestuário claros, o que faz com que os colaboradores fiquem confusos sobre o que vestir.

Dos 1.200 entrevistados, 30% disseram que as regras não são explicadas, o que levou 38% dos trabalhadores de 25 a 35 anos serem convidados a se vestir mais profissionalmente.

Para os especialistas, os funcionários devem se sentir confortáveis ​​em seus ambientes de trabalho. Isso significa que a responsabilidade sobre o assunto recai sobre as empresas, que devem apresentar uma política de código de vestimenta.

Um dos principais sinais de uma cultura de trabalho disfuncional é a falta de transparência. Dessa forma, para evitar desconfortos ou constrangimentos, a liderança deve estabelecer regras básicas.

 

Tags