Home  >  Negócios

Itaú é a marca mais valiosa do Brasil

Estudo da Brand Finance, consultoria de valor de marca, também apontou destaque para Natura e Renner dentro do ranking

Da Redação

29/08/2019 às 12h55

Foto: Shutterstock

Legenda:

O banco Itaú foi apontado pela consultoria Brand Finance como a marca mais valiosa do país e 2019. De acordo com a empresa, a pesquisa é realizada após a análise de sistema de pontos que considera métricas como investimentos em marketing, ações e desempenho da empresa.

O resultado do banco se destaca pelo fato dele manter a posição mesmo com uma queda de 15% de valor durante o período, ocasionada muito por conta da desaceleração econômica, explica o documento. E se engana quem imaginou que o Itaú foi a única instituição bancária presente na lista: ela dividiu as atenções com Bradesco (2º) Banco do Brasil (4º) e Caixa (5º). Na verdade, o setor foi o mais presente dentro da relação de 50 marcas nacionais mais valiosas (que pode ser vista nesse link aqui).

“Ao longo de 2019, as marcas bancárias do Brasil estiveram preparadas para um melhor desempenho e o estudo deste ano apresenta nove marcas bancárias contadas entre as mais valiosas. O Itaú, o mais valioso do país, encontrou uma maneira de navegar em um ambiente doméstico complexo, adotando parcerias com os gigantes da tecnologia Google e Apple para pagamentos digitais aprimorados e outras ferramentas de experiência do cliente. Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, esses recursos de fintech têm o potencial de contribuir para o aumento dos valores da marca em todos os aspectos”. Afirma David Haigh, CEO da Brand Finance.

Natura e Renner em destaque

De acordo com o estudo, a Renner foi a marca brasileira mais forte desse ano, com aumento de 20% no valor de marca e melhor pontuação do ranking elaborado pela empresa, alcançando o score de 91,8 de uma escala de 100. O estudo aponta que alguns movimentos da empresa voltados para inovação, como check outs e melhorias do programa de fidelidade, contribuíram para o resultado.

Já a Natura foi apontada como a marca com crescimento mais rápido e performance consistente. Em 11º lugar no ranking. Ações como a compra da Avon e outros investimetnos fizeram com que a empresa batesse os 88,7  de 100 pontos do Índice de Força de Marca produzido pela Brand Finance.

Novatas no ar

Gol e Azul são os destaques dentre as novas companhias que adentraram o ranking das 50 marcas mais valiosas. A Azul ficou em 27º lugar, com um valor de marca de US$ 466 milhões, e Gol esteve na 46a posição, com  valor de marca de US$ 229 milhões.

Ranking das 10 marcas brasileiras mais valiosas*

  1. Itaú
  2. Bradesco
  3. Petrobras
  4. Banco do Brasil
  5. Caixa
  6. Brahma
  7. Skol
  8. Vale
  9. Sadia
  10. Vivo

* Brand Finance Brazil 50 2019