Home  >  Negócios

Gabriel Dalporto, ex-LandingTree, é o novo CEO da Udacity

Cofundador e chairman Sebastian Thrun ocupava funções de diretor executivo antes da chegada de Dalporto

Da Redação

27/08/2019 às 17h04

Foto: Gabriel Dalporto e Sebastian Thrun. Divulgação

A plataforma de ensino online Udacity apresentou Gabriel Dalporto na função de CEO, que estava vaga desde outubro do ano passado.  Dalporto passou os últimos anos trabalhando para a companhia de empréstimos LendingTree, atuando primeiramente como CMO e depois CFO. No anúncio publicado, a companhia não especificou quais serão as prioridades da gestão do novo executivo, mas sugeriu que sua prioridade será nas áreas que geram maior receita, como os programas voltados para empresas e governos.

Sebastian Thrun, cofundador da empresa, estava assumindo as funções do cargo e passa a ocupar apenas a posição de chairman. Nos últimos meses, Thrun comandou uma grande reestruturação de negócios e funcionários da companhia que resultou no atual caixa positivo.

Equilibrando as contas

Ao assumir a função de CEO interino, Thrun encontrou uma operação muito burocrática e desorganizada por conta do crescimento acelerado. Além disso, o programa de nanodegrees, carro-chefe da empresa, gerava uma receita muito menor em comparação a 2017.

O executivo então demitiu mais de 20% de todo o quadro de funcionários da Udacity e reduziu o espaço do escritório, além de modificar o modelo de negócios da marca: a empresa desenvolveu um programa de mentoria e também abandonou o formato de precificação anterior, focando em serviços de assinatura.

As decisões surtiram o efeito desejado: a vertical para usuários comuns cresceu mais de 60% e os projetos focados para empresas e governo aumentam em um ritmo de 100% ano-a-ano.