Home  >  Negócios

Huawei lança Ascend 910, processador de IA mais poderoso do mundo

Além do Ascend, fabricante também lançou o MindSpore, framework para treinamento de máquinas

Mônica Wanderley

26/08/2019 às 16h05

Foto: Shutterstock

Legenda:

A Huawei apresentou em um evento o Ascend 910, novo processador de inteligência artificial pertencente à série de chipsets Ascend-Max. O novo produto, que foi anunciado na edição de 2018 do Huawei Connect, passou por um período de testes nos últimos meses para se certificar de que consegue processar o mais rápido possível conjuntos enormes de informação com consumo de energia de 310W, muito menor do que os 350W planejados originalmente.

Já o MindSpore marca um progresso significante da Huawei em direção aos seu objetivo de oferecer um framework de IA que permita fácil desenvolvimento, execução eficiente e que seja adaptável a todos os cenários. Com seu conceito de design de “Algoritmo de IA como Código", desenvolvedores podem criar aplicações avançadas em IA com mais facilidade e eficiência usando até 20% menos linhas de código do que os frameworks líderes de mercado.

O novo processador da Huawei é usado para treinamento de modelos de Inteligência Artificial. Em uma típica sessão de treinamento baseada em ResNet-50, a combinação do Ascend 910 e MindSpore é cerca de duas vezes mais rápida do que outros meios convencionais que utilizam TensorFlow (tecnologia da Google).

Corrida de mercado

Com o lançamento das soluções, a fabricante chinesa se posiciona como uma concorrente forte em um setor que será decisivo para o futuro da tecnologia. O lançamento acontece em um momento no qual a empresa, com os dias contados para operar nos EUA e utilizar serviços de firmas como Google, Qualcomm e Facebook, busca alternativas para não perder mercado.

Além de se fortalecer em outras verticais, a companhia acabou de lançar seu novo sistema operacional, o HarmonyOS, e está trabalhando em produzir por conta própria equipamentos essenciais para o seu negócio.