Home  >  Carreira

5 apps para você ser mais produtivo e afastar a procrastinação no trabalho

Deixe de lado aquilo que te distrai. Listamos algumas ferramentas que podem ajudar você a focar mais

Da Redação

25/08/2019 às 9h53

Foto: Shutterstock

Pequenas distrações têm o poder de minar a nossa produtividade. Sejam as notificações da sua caixa de e-mail, sejam os alertas que pulam da tela do seu celular, há tantos ruídos digitais no dia a dia que o foco no trabalho fica comprometido. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, levamos cerca de 23 minutos para focar em uma tarefa após nos distrairmos.

A boa notícia é que há uma série de "truques" que podem ajudá-lo(a) a concentrar em suas tarefas diárias. Desde ouvir a música clássica sob a privacidade de seus fones de ouvido a até mesmo decisões, digamos, mais radicais, como desligar o celular. Mas há, paradoxalmente, alguns aplicativos que surgiram exatamente para afastar as distrações e delimitar prazos para as suas tarefas - ou objetivos. Na lista abaixo, a redação da Computerworld Brasil listou algumas indicações que podem ajudar você a focar mais.

1. Any.do

O app é tido como um dos melhores gerenciadores de tarefas. Ele permite priorizar e sincronizar tarefas em tempo real entre o celular, computador ou web. Outro recurso útil para os distraídos é a possibilidade de programar lembretes. Ainda é possível compartilhar tarefas e listas com outros usuários do app.

Disponível para Android e iOS

Você pode baixar o app aqui.

2. Focus To-Do: Pomodoro Timer

A técnica Pomodoro é referenciada por muitos quando o assunto é produtividade. O nome escolhido se dá porque seu criador, o italiano Francesco Cirillo usou um cronômetro de cozinha com o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) para gerenciar o seu tempo. A técnica, criada nos anos 1980, se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

O app Focus To-Do combina, portanto, um contador pomodoro com um gerenciador de tarefas. Você pode adicionar e organizar suas tarefas em listas, iniciar o contador e focar no trabalho ou no estudo. Além disso, é possível definir lembretes, prioridades e adicionar notas. Ao final, você poderá verificar o tempo gasto em cada tarefa e em cada projeto.

Disponível para Android e iOS.

Você pode baixar o app aqui.

3. TimeTune

O app funciona como um gerenciador de tarefas e rotina e permite criar lembretes personalizáveis para você não se esquecer do que importa.

Os widgets também possuem aparência personalizável. Segundo os criadores do app, o TimeTune é útil para criar lembretes de tarefas diárias, calendário de alunos, gerenciador de horários, ferramenta para criar hábitos, otimizador de rotina ou planejador diário, e pode ser mais útil do que um calendário para tarefas rotineiras, pois não bagunça sua agenda.

Disponível para Android apenas.

Você pode baixar o app aqui.

4. Todoist

O aplicativo promete simplificar a criação de listas e gerenciar suas tarefas, das mais corriqueiras - como listas de supermercado e regar plantas - a projetos mais ambiciosos no trabalho ou nos estudos. Uma das vantagens é a sincronização do app com sua versão na web. Ele também permite integração com mais de 60 aplicativos, incluindo aí o Slack, Amazon Alexa e Dropbox. Há uma versão Premium que entrega mais recursos de gestão de tarefas e uma gratuita.

Disponível para Android e iOS.

Você pode baixar o app aqui.

5. Forest: Mantenha o foco

Este aplicativo lança uma espécie de game para manter você produtivo. Isso porque faz do seu foco uma metáfora para plantar uma semente na "floresta". Com isso, você verá sua semente, gradualmente, crescer em uma árvore. Caso você deixe o aplicativo para checar outro app ou ainda uma mensagem no WhatsApp ou notificação no Twitter, a plantinha que você semeou morrerá e você terá de começar tudo de novo.

Para usar, você precisa criar uma conta e definir um cronômetro para iniciar uma tarefa. A aplicação também apresenta frases, digamos, inspiradoras para que você não ceda à tentação de fechar o app Forest e cair no buraco negro de uma rede social. "Não olhe para mim" ou "Desligue seu telefone" são algumas das frases motivacionais e, convenhamos, reservam certo humor. Há ainda recursos gráficos que ajudam a acompanhar o seu progresso durante a semana.

O app mantém uma parceria com uma ONG, a Trees for the Future, que ajuda a plantar árvores de verdade na África subsariana. Para isso, usuários podem gastar moedas virtuais que eles conquistam dentro do aplicativo.

Disponível para Android e iOS.

Você pode baixar o app aqui.