Home  >  Inovação

NASA e HPE constroem supercomputador para missão Artemis

Supercomputador é resultado de quatro anos de colaboração entre agência espacial e a HPE

Da Redação

22/08/2019 às 15h32

Foto: Shutterstock

A NASA e a Hewlett Packard Enterprise (HPE) estabeleceram parceria para a construção de um novo supercomputador. A máquina servirá ao Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia, e será responsável pelo desenvolvimento de modelos e simulações do processo de aterrissagem das missões Artemis para à Lua.

Batizado como "Aitken", em homenagem ao astrônomo norte-americano Robert Grant Aitken, o supercomputador é capaz de executar simulações com até 3,69 petaflops por segundo. Além disso, o Aitken é equipado com a segunda geração de processadores Intel Xeon, conta com interconexão Mellanox InfiniBand de alta velocidade e possui 221 TB de memória.

O supercomputador é resultado de quatro anos de colaboração entre a agência espacial e a HPE, e modelará diferentes métodos de entrada, descida e pouso da espaçonave Artemis na Lua. A máquina também executará simulações para determinar possíveis resultados e ajudar a identificar a abordagem mais segura.

Esse não é o primeiro projeto realizado em conjunto pela NASA e a HPE. Em 2017, as organizações enviaram um supercomputador capaz de suportar os rigores do espaço à Estação Espacial Internacional (ISS) para testes preparatórios antes dos possíveis usos em missões mais longas, incluindo Marte.