Home  >  Inovação

Intel lança seu primeiro chip de inteligência artificial

Nervana NNP-I é baseado no Ice Lake de 10 nm. Segundo Intel, permitirá lidar com altas cargas de trabalho usando quantidades mínimas de energia

Da Redação

22/08/2019 às 18h37

Foto: Shutterstock

A Intel lançou nesta semana o seu primeiro processador a utilizar inteligência artificial. Batizado de  Nervana NNP-I ou Springhill, o processador será dedicado a grandes centros de computação e deve ser usado para otimizar data centers e processamento de big data.

Desenvolvido em Israel, o processador tem sua construção baseada no Ice Lake de 10 nanômetros. Segundo a fabricante, seu primeiro produto de inteligência artificial vem depois de um investimento de mais de US$ 120 milhões em três startups de inteligência artificial em Israel.

A Intel garante que o Nervanna NNP-I opera com consumo mínimo de energia e deve ser usado onde há necessidade de cálculos muito complexos.

Naveen Rao, gerente geral do grupo de inteligência artificial da Intel, explica que trabalhar com inteligência artificial exige uma quantidade enorme de dados, logo processadores que estejam equipados com tecnologia robusta o suficiente para lidar com essa carga.